Ipea lança primeiro livro de uma série de estudos sobre o Brasil

Por: GIFE| Notícias| 19/09/2005

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) acaba de lançar o primeiro livro da série anual Brasil – O estado de uma nação, que tem apoio do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e busca retratar o país em suas diversas dimensões: econômica, social, cultural, política e institucional, apresentando debates, desafios e oportunidades.

O primeiro volume foi coordenado e editado pelos economistas Fernando Rezende e Paulo Tafner e tem como tema desenvolvimento e inclusão social. São oito capítulos: estabilidade e crescimento; inovação e competitividade; pobreza e exclusão social; cidadania e participação; território e nação; Amazônia: desenvolvimento e soberania; o Estado e a Federação; e juventude no Brasil.

Foram envolvidos cerca de 60 pesquisadores de universidades, centros de pesquisas, ministérios e do próprio Ipea, em diversas áreas temáticas. A publicação é dirigida aos cidadãos comuns, aos estudiosos e centros de pesquisa em geral, às organizações da sociedade civil, aos legisladores e responsáveis diretos pela formulação e gestão de políticas públicas, e aos formadores de opinião. A meta é compor uma agenda e promover um debate sobre os principais temas e desafios da sociedade brasileira na busca de desenvolvimento e justiça social.

Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.en.ipea.gov.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional