Iphan reconhece ações de preservação do patrimônio cultural

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2005

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, recebe até 17 de junho inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Promovida anualmente, desde 1987 a iniciativa reconhece ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, desenvolvidas por indivíduos, empresas e instituições públicas ou privadas.

A premiação é dividida em seis categorias: apoio institucional e financeiro; divulgação; educação patrimonial; inventário de acervos e pesquisa; preservação de bens móveis e imóveis; proteção do patrimônio natural e arqueológico; e salvaguarda de bens de natureza imaterial.

Cada ação só pode ser inscrita em uma categoria. Elas são pré-selecionadas por comissões regionais e, após esta fase, passam pela análise de uma Comissão Nacional de Avaliação, formada por representantes de instituições do governo federal e de outras organizações, ligadas à preservação do patrimônio cultural.

Os vencedores de cada grupo recebem um troféu, um certificado e R$ 10 mil em dinheiro. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.iphan.gov.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional