Ismart insere alunos de baixa renda em escolas particulares

Por: GIFE| Notícias| 28/02/2005

Promovido pelo Instituto Social Maria Telles (Ismart), o Projeto Alicerce busca o desenvolvimento acadêmico de pessoas de baixa renda, proporcionando o seu acesso a instituições de ensino médio de excelência, parceiras do instituto.

O trabalho envolve um curso preparatório para que o aluno tenha condições de acompanhar o ensino de uma escola particular e apoio psicopedagógico na integração à nova rotina de estudos, com acompanhamento do desempenho acadêmico, orientação vocacional e trabalho com as famílias. Àqueles considerados aptos a realizar o ensino médio em uma escola parceira do Ismart são concedidas bolsas de estudo integral e apoio material.

O compromisso ainda pode se estender até a conclusão do ensino superior, para os alunos que forem aprovados no vestibular de universidades públicas, desde que tenham obtido os resultados esperados nas fases anteriores.

A primeira seleção aconteceu no início de 2004, em São Paulo (SP). Participaram do processo mais de 1.900 jovens da rede estadual de ensino da região sul da cidade, para compor uma turma de 20 alunos. Em agosto, tiveram início as aulas do curso preparatório – estruturado em parceria com o Colégio Santo Américo, no bairro do Morumbi.

Posteriormente, foram escolhidos 40 alunos para o desenvolvimento do projeto em parceria com a Escola Vera Cruz e o Colégio Santa Cruz, ambos da região oeste de São Paulo. Em 2005, além dos 60 alunos em São Paulo, serão atendidos 60 no Rio de Janeiro (RJ) e 30 em Fortaleza (CE).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional