Itaú Cultural abre inscrições para o Experiência

Por: GIFE| Notícias| 11/06/2012

Incentivar o pensamento sobre arte e o fazer artístico. Este é o objetivo do projeto Experiência, promovido pelo Itaú Cultural. Alunos matriculados em cursos de graduação de ensino superior de quaisquer cursos e períodos – desde que tenham produção em artes visuais – podem participar desta terceira edição coordenada pela pesquisadora e crítica de arte Paula Braga. As inscrições abrem no dia 4 de junho e encerram em 13 de julho.

A divulgação dos selecionados, em um total de até 15, está programada para 31 de julho. O programa tem como foco principal abordar aspectos do fazer artístico, propondo questões relacionadas à atuação do artista no mundo de hoje.
Por um período de cinco meses, eles participarão de encontros periódicos com Paula Braga para debates teóricos quando acontecerá leitura de portfólios, avaliação dos trabalhos e discussão sobre produção artística contemporânea, práticas possíveis, entre outros temas. Esse tipo de acompanhamento também será realizado por meio de conversas em grupo e individuais com o artista Albano Afonso e a crítica e curadora Ana Maria Maia.
Estão previstas visitas técnicas a ateliês de artistas, instituições de arte e espaços em que se praticam arte e educação.
Mesas de debates abertas ao público também são novidade este ano. As palestras, que em 2011 eram restritas ao grupo de selecionados, estarão abertas a participação do público em geral – num total de quatro encontros. As discussões giram em torno de temas pertinentes a formação de jovens artistas no Brasil, como mercado de arte e residências artísticas, entre outras.
Todos esses encontros que integram o projeto Experiência se propõem a complementar a formação dos jovens, incentivando o diálogo e mostrando as diversas possibilidades de atuação – não só a produção artística, mas também arte-educação, mercado entre tantas outras áreas.
A ficha de inscrição está disponível no site –www.itaucultural.org.br/experiencia – e deve ser enviada pelo correio ou entregue pessoalmente no Itaú Cultural com carta de interesse, currículo, comprovante de matrícula da universidade e portfólio com imagens impressas, em mídia digital ou vídeos em DVD.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional