Itaú Cultural apóia duas novas categorias no programa Rumos

Por: GIFE| Notícias| 08/03/2004

Na última segunda-feira (1º/3), o Instituto Itaú Cultural reuniu seus dirigentes, representantes do governo, imprensa e público em geral para o lançamento do programa Rumos 2004/2005. Estiveram presentes na cerimônia a presidente da instituição, Milú Villela, a secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Cláudia Costin, o presidente da Funarte (Fundação Nacional de Arte), Antônio Grassi, e Sérgio Sá Leitão, do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, representando o ministro Gilberto Gil.

O Rumos Música mapeia e difunde representantes de diversas tendências musicais, do popular ao erudito. Após uma pré-seleção dos candidatos, são desenvolvidas ações e uma rede de relacionamentos e, posteriormente, eles participam da seleção para o programa de difusão de suas obras e espetáculos. Além disso, são promovidos seminários, encontros e debates por todo o Brasil, para discutir a expansão e o amadurecimento da música no país.

Além de projetos na área de Música, o Rumos 2004/2005 abre processo de seleção para duas novas categorias: Literatura – Audioficções e Jornalismo Cultural. Outra novidade lançada nesta edição é o caráter de difusão do programa. Os trabalhos selecionados serão veiculados por emissoras de rádio e TVs educativas e comunitárias conveniadas com o Instituto.

Programa de apoio a projetos de literatura para difusão sonora, o Rumos Literatura – Audioficção tem como objetivos motivar a adaptação e a criação de textos de ficção para a produção de peças sonoras e resgatar e promover a inserção da literatura na programação radiofônica. Também busca divulgar o trabalho de criadores e técnicos de som e promover a articulação entre os interessados – escritores, produtores radiofônicos e musicais, músicos, atores, diretores de emissoras radiofônicas e empresas fonográficas.

Preparar os futuros jornalistas para fazerem reportagens sobre cultura e ampliar a discussão sobre os conceitos culturais no ambiente universitário são os principais objetivos do Rumos Jornalismo Cultural. O programa é dirigido aos graduandos em jornalismo, promovendo a reflexão sobre os problemas enfrentados por esse mercado, incluindo questões éticas, e a aproximação do estudante com profissionais da imprensa especializada e com agentes culturais – artistas, produtores, técnicos, curadores entre outros.

Desde 1997, quando foi criado, o Rumos já apoiou mais de 600 artistas, no desenvolvimento de 351 projetos em diversas áreas de expressão: artes visuais, cinema e vídeo, música, dança, literatura e mídia arte. As inscrições estarão abertas a partir de abril, quando o regulamento de cada categoria estará disponível no site do Instituto Itaú Cultural.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional