Itaú lança guia para estimular a expansão do microcrédito no País

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2008

O Banco Itaú lançou na última semana o “”Guia para Criação de Instituições de Microcrédito””, cartilha digital que tem como objetivo estimular a formação de novas organizações de microcrédito no País. Desenvolvido em linguagem didática e interativa, o Guia pretende contribuir para que a modalidade ganhe escala, estimulando as iniciativas empreendedoras da população de baixa renda. O documento estará disponível em um CD, que será amplamente distribuído pelo País.

“”O acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas tem sido um importante aliado no desenvolvimento econômico do Brasil nos últimos anos. Trabalhando junto com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), nosso objetivo é reforçar o canal de acesso ao crédito para pessoas que não conseguem obter empréstimos pelos canais formais, constituindo um estímulo às iniciativas empreendedoras da população de baixa renda””, afirma o vice-presidente do Banco Itaú, Antonio Matias.

O Guia para Criação de Instituições de Microcrédito traz uma visão geral do conceito, as instruções para a criação de uma instituição de microfinanceira (IMF) e as indicações dos modelos e ferramentas mais adequados para a sua gestão. Como exemplo de experiência bem sucedida, o Guia apresenta o caso da Acreditar, instituição de Chã de Alegria (PE) criada a partir do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e atuante no setor agrícola. Estabelecida com o apoio da Fundação Itaú Social, a Acreditar detém atualmente uma carteira ativa de 328 clientes e volume de recursos de R$ 200 mil.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional