Itaú lança prêmio para estimular debate em finanças sustentáveis

Por: GIFE| Notícias| 07/04/2008

O debate sobre boas práticas de sustentabilidade ganhará um novo espaço a partir de 2008: o Banco Itaú, por meio da Fundação Itaú Social, acaba de abrir as inscrições para a primeira edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis. A iniciativa visa incentivar a produção de reportagens e trabalhos acadêmicos sobre o tema, promovendo assim o debate de forma focada junto a jornalistas e acadêmicos.

O Prêmio tem o apoio da consultoria inglesa SustainAbility, reconhecida internacionalmente pela criação do conceito do “”triple bottom line”” e por trabalhos ligados à sustentabilidade, e do Instituto Ethos, reconhecido internacionalmente pelos trabalhos no Brasil de promoção da responsabilidade social empresaria.

A premiação terá duas categorias, Jornalismo e Academia. Em Jornalismo, duas modalidades: reportagens em jornais e em revistas. Em Academia, três modalidades: trabalhos de pós-graduação lato sensu, de mestrado e de doutorado. O vencedor de cada modalidade receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil. O participante com o trabalho de maior destaque em cada categoria ganha ainda uma viagem de uma semana para Londres, com uma agenda de aprendizado em parceria com a SustainAbility, além de ter seu trabalhado analisado e comentado pelo fundador da SustainAbility, John Elkington,.

“”A sustentabilidade faz parte da nossa visão e se concretiza nas ações das diversas áreas de negócio do grupo. Temos também consciência da capacidade de mobilização de uma instituição do porte do Itaú e por isso valorizamos muito a disseminação, o debate e a sistematização do conhecimento a respeito do tema entre os vários segmentos. Com este prêmio, alinhado ao core business do banco, ou seja, as finanças sustentáveis, queremos valorizar e incentivar o papel que jornalistas e acadêmicos têm neste processo””, explica o vice-presidente do Itaú e da Fundação Itaú Social, Antonio Matias.

Poderão participar do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis jornalistas com matérias publicadas de 01/01/2008 até 01/10/2008 e alunos e professores de pós-graduação latu sensu, mestrado e doutorado, com trabalhos acadêmicos aprovados por banca examinadora no período de 01/01/2006 até 01/10/2008. As inscrições devem ser feitas pelo site www.itaufinancassustentaveis.com.braté o dia 1º de outubro de 2008 e os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2009. O regulamento completo também está disponível no site acima.

Os trabalhos vencedores serão divulgados no sites do prêmio. O banco também pretende realizar um workshop para compartilhar o conhecimento gerado pelos trabalhos com os diversos públicos, criando assim uma rede com todos os participantes para debate e aprofundamento no tema da sustentabilidade. “”O prêmio, desta forma, se torna um importante instrumento que não se encerra em si, mas cria um ciclo de ações para potencialização do conhecimento gerado””, ressalta Matias.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional