Itaú seleciona ONGs com projetos de compensação de carbono

Por: GIFE| Notícias| 06/10/2008

O Itaú acaba de lançar o Programa Ecomudança, que tem como objetivo fomentar projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa, desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos. Para isso, o Programa Ecomudança 2008 repassará, por meio de apoio financeiro, R$ 182.586,63 para até cinco projetos com foco em eficiência energética, energia renovável ou manejo de resíduos, valor correspondente a 30% da taxa de administração dos fundos Itaú DI Ecomudança e Itaú RF Ecomudança, apurada entre 31 de agosto de 2007 e 1º de setembro de 2008.

As inscrições para o Programa, gratuitas, estão abertas no período de 15 de setembro a 31 de outubro de 2008, por meio do site www.itau.com.br/ecomudanca.

“”As organizações não-governamentais são importantes parceiros da sociedade e do governo na busca por alternativas eficientes de consumo energético no País. Ao criarmos o Programa Ecomudança, queremos contribuir com este debate, incentivando as boas práticas e colaborando para a multiplicação dos melhores modelos””, afirma o diretor de Gestão de Produtos de Investimento do Itaú, Moacyr Castanho.

Para selecionar os projetos das ONGs participantes com o tema Eficiência Energética, o Programa Ecomudança avaliará qualquer intervenção realizada em uma condição pré-existente de uso de energia elétrica ou térmica, que tenha como objetivo promover a redução de seu consumo específico, garantindo a mesma ou maior capacidade de trabalho.

Já no tema Energia Renovável, serão avaliados projetos que promovam o uso de fontes de energia renovável, ou seja, que se renovam em períodos curtos de tempo, como a solar, eólica, hidroelétrica e da biomassa (etanol, biodiesel, etc). E no tema Manejo de Resíduos, será considerada a promoção do retorno de materiais utilizados dentro de seus ciclos produtivos, possibilitando seu reaproveitamento.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional