Itaú Social abre inscrições de Ciclo de Leitura para apoiar 30 organizações sociais por meio de formações

Por: Fundação Itaú Social| Editais| 18/04/2022

O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Ciclo de Leitura, iniciativa com o propósito de contribuir para a qualificação de Organizações da Sociedade Civil, bibliotecas comunitárias e coletivos que desenvolvam ações de leitura com crianças, adolescentes e jovens. Serão selecionadas 30 organizações, que participarão de encontros formativos até o mês de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até às 18 horas do dia 29 de abril pelo site itausocial.org.br/editais.

“Sabemos que projetos desenvolvidos por organizações sociais e bibliotecas comunitárias, por vezes, são as únicas oportunidades de acesso à leitura entre crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais vulneráveis. A partir dessa realidade, é importante apoiar e qualificar essas iniciativas para que possam promover a leitura no território e contribuir para a formação de leitores no país”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

As organizações selecionadas irão participar de dez encontros formativos para aprimorar o trabalho desenvolvido. Dentre os temas das conversas estão: mediação de leitura, bibliodiversidade, políticas públicas de leitura.

As atividades contarão com momentos de trocas e diálogos entre as organizações e profissionais, aprofundamento temático com especialistas e atividades de reflexão entre os participantes. Todo o percurso acontecerá em formato on-line em plataforma a ser definida.

Cada organização também receberá um acervo de livros de acordo com a faixa etária do público atendido. Após a conclusão da formação, serão realizadas ações de monitoramento para avaliação.

Para se inscrever, as OSCs, bibliotecas comunitárias e coletivos precisam atuar com ações de leitura para crianças, adolescentes e jovens há pelo menos seis meses. As organizações localizadas em municípios das regiões Norte e Centro-Oeste terão prioridade na seleção. Não serão aceitas inscrições de projetos individuais e de instituições privadas com fins lucrativos. Acesse o regulamento para mais informações: itausocial.org.br/editais

Associados

Itaú Social

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional