Itaú Social promove debate internacional sobre microfinanças

Por: GIFE| Notícias| 23/08/2007

A Fundação Itaú Social e o Banco Itaú realizam em São Paulo, dias 27 e 28 de agosto, o Seminário Itaú de Microfinanças. O evento dá seqüência à agenda de ações e iniciativas do Banco voltadas à sustentabilidade, e também busca aprofundar o debate e o conhecimento sobre o mercado de microcrédito, com o objetivo de fortalecer organizações que trabalham nesse segmento.

A primeira ação neste sentido foi o Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor, que gerou o estudo “”Diagnóstico das Instituições de Microcrédito no Brasil””. O evento é mais uma oportunidade para troca de experiências e análise de tendências no segmento.

No dia 27 de agosto, às 10h, Ricardo Paes de Barros, diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) abre o seminário com a palestra “”Os Empreendedores Informais””. Na seqüência, às 11h30, André Urani, professor da UFRJ e presidente do Instituto de Estudos do trabalho e Sociedade (IETS), fala sobre a importância de uma política de desenvolvimento para esses empreendedores. No mesmo dia, no início da tarde, Sergio Werlang, diretor executivo do Itaú, mediará a mesa em que serão apresentadas as experiências internacionais de instituições de microfinanças como Mi Banco (Peru), Banco Estado (Chile) e Finsol (Méxio e Brasil).

O segundo dia do evento começa às 9h30 com uma análise do cenário atual e das tendências de microfinanças no Brasil. O assunto será abordado por Marden Soares, Consultor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, e por Almir Pereira, coordenador do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em seguida, às 11h, Mário Monzoni, do Centro de Estudos em Sustentabilidade FGV/SP, coordenará o painel em que Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) como CEAPE Maranhão, Cresol, Banco da Família e ANDE terão a oportunidade de compartilhar suas experiências com o público.

À tarde, às 15h, Antonio Matias, vice-presidente do Itaú e da Fundação Itaú Social, e José Giovani Anversa, diretor presidente da Real Microcrédito, relatam cases dos bancos que representam na área de microfinanças. Na mediação estará Lauro Gonzalez, do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV/SP.

Para fazer sua inscrição ligue gratuitamente para o tel 0800 7723070.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional