Itaú Unibanco oferece apoio financeiro para projetos de redução de efeito estufa e pegada hídrica

Por: GIFE| Editais| 06/03/2017

Fotografia: divulgação Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú

O banco Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, abriu inscrições para a edição 2017 do Programa Ecomudança, que estimula iniciativas voltadas para a redução de emissão de gases de efeito estufa e redução de pegada hídrica. As inscrições estão abertas até 27 de março.

Os projetos apoiados pelo programa receberão até R$ 100 mil de aporte financeiro. Os recursos são oriundos dos fundos de renda fixa Ecomudança Itaú, que destina 30% das taxas de administração ao programa, com o objetivo de transformar os investimentos dos clientes do banco em benefícios para a sociedade.

A iniciativa é voltada para entidades sem fins lucrativos, como organizações sociais, fundações, cooperativas e associações, inclusive as que atuam como movimentos sociais. Para serem selecionados, os projetos devem atender a alguns critérios, como apresentar potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo e a possibilidade de serem replicados por outros grupos.

Além disso, o foco dos projetos deve ser a redução da pegada hídrica, incluindo a construção de cisternas ou dessalinizadores em áreas críticas e tratamento de efluentes ou a redução das emissões de gases do efeito estufa, abrangendo iniciativas como eficiência energética, energia renovável, manejo de resíduos, florestas, agricultura sustentável e mobilidade.

Criado em 2009, o programa já contribuiu para a redução de aproximadamente 22 mil t/CO2 de gases do efeito estufa na atmosfera, e investiu cerca de R$ 5,3 milhões em um total de 46 projetos, em 19 estados do Brasil.

 

Inscrições

 

O processo de seleção é dividido em quatro etapas: triagem das inscrições; seleção dos projetos semifinalistas; visita técnica às organizações, que ocorre entre junho e julho; e divulgação dos projetos que receberão investimentos, etapa prevista para acontecer em setembro.

Os interessados em enviar propostas devem fazer as inscrições por meio do preenchimento de um formulário online. O edital completo do programa pode ser acessado aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional