Jogo virtual é recurso didático para debater questões fundamentais dos “direitos humanos”

Por: GIFE| Notícias| 29/02/2016

Que tal debater sobre “Direitos Humanos” de uma maneira diferente, com muita ludicidade e interação? Essa é a proposta do novo jogo “Diário de Amanhã”, criado pelas áreas de tecnologias sociais e desenvolvimento humano do Senac São Paulo e da Associação Palas Athena, com apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A ideia é que o jogo possa ser utilizado como um recurso didático por organizações da sociedade civil que tratam sobre a temática de direitos humanos ou por professores em sala de aula junto aos seus alunos. A proposta é esclarecer dúvidas, divulgar e promover o melhor entendimento a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na plataforma, são encontradas formas de colocar em prática, cotidianamente, os valores presentes no documento e de denunciar injustiças testemunhadas.

Para isso, os usuários, depois de responderem a um quiz sobre a Declaração, passam a uma sequência de 12 missões que apresentam uma manchete de um jornal do futuro (por isso o nome Diário de Amanhã), noticiando a violação de direitos humanos presente no cotidiano das pessoas. E, neste momento, devem fazer a escolha de uma opção que evite que a notícia vire um fato.

Para acessar a ferramenta, basta preencher um cadastro. Em seguida, será enviado um link para download gratuito do arquivo. A Associação Palas Athena solicita ainda que, após a aplicação do jogo, os usuários deem um retorno sobre os resultados alcançados para que possam acompanhar a aplicação do material.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional