Junior Achievement

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2004

Nome da organização: Instituto Unibanco
Qual a missão da organização? Atuar preferencialmente junto a comunidades carentes no desenvolvimento e implementação de projetos educacionais inovadores e multiplicáveis, que facilitem a inserção de adolescentes e jovens adultos no mercado de trabalho e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Educação formal, capacitação de educadores, educação profissionalizante, formação para o mercado de trabalho, empreendedorismo e educação ambiental.
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Preferencialmente adolescentes, jovens e jovens adultos.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Junior Achievement
Data do início da parceria (mês e ano): Julho de 2001
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

O Instituto Unibanco buscou essa parceria devido ao sucesso da Associação Junior Achievement no Brasil e no exterior. Além disso, os objetivos focados na educação e no empreendedorismo, aliados a participação do grupo de colaboradores do Unibanco, fazem da parceria um benefício para alunos e colaboradores.

O projeto é realizado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte. Os orientadores do programa são funcionários do Unibanco que se candidatam como voluntários, levando aos jovens noções básicas de economia, administração e livre iniciativa em aulas semanais com duração de 1 hora. Os programas são aplicados de 6 a 15 semanas.

Como meta, temos o objetivo de crescer o número de alunos formando e a participação dos voluntários a cada ano. Para 2004, a meta é formar 3.720 alunos e 372 voluntários.

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Desde o início da parceria já formamos 4.578 alunos de 25 escolas e participaram do programa 393 voluntários.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

No Programa Junior Achievement efetuamos avaliações com os alunos, quanto a absorção do conteúdo, e com os voluntários, quanto a orientação e material utilizado.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

A principal dificuldade enfrentada foi a resistência das escolas em receber uma ONG americana e uma Instituição Financeira. A falta de compreensão de iniciativas sociais pelas empresas privadas fez com que encaminhássemos a solicitação para a Secretaria Estadual de Educação que se responsabilizou por divulgar previamente a parceria. Só após essa divulgação, tivemos a oportunidade de oferecer o programa.

Excesso de demanda por voluntariado x capacidade de absorção do projeto. Essa questão foi superada por meio de maior capacitação e divisão por área geográfica e período.

Realizado projeto piloto em escola particular, o mesmo não se mostrou eficiente devido ao baixo comprometimento dos alunos, razão pela qual desde então o projeto é aplicado em alunos da rede pública de ensino, onde o comprometimento e a aceitação são facilmente percebidos.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

A maior lição aprendida e a possibilidade de causar uma mudança de comportamento e cultural nos jovens e voluntários. Por meio dessa parceria, percebemos que é possível transformar a educação no país por meio da união das forças da iniciativa privada + governo + escola + trabalho social voluntário.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional