Lançamento: Livro discute superação das desigualdades raciais no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 20/06/2009

“Caminhos Convergentes – Estado e Sociedade na Superação das Desigualdades Raciais no Brasil””. Este é o título da publicação elaborada em conjunto pela Fundação Heinrich Böll e ActionAid e que será lançada no próximo dia 23 de junho, no Rio de Janeiro. O cenário político é propício para a discussão do tema: entre os dias 25 e 28 acontece em Brasília a 2a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e o TJ-RJ no momento examina uma ação sobre a suspensão do sistema de cotas raciais e sociais nas universidades do estado do Rio de Janeiro.

Desde a Conferência de Durban – Conferência Mundial sobre o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas_ convocada pela ONU e realizada em Durban, em 2001, na qual o Brasil teve papel ativo, o governo brasileiro se comprometeu com políticas públicas para a promoção dos direitos dos afrodescendentes e da igualdade racial.

Oito anos se passaram e, sem dúvida, o tema que mais tem gerado debate público é a chamada “”política de cotas””, que trata do acesso de estudantes negros ao ensino superior. Os avanços vão além da questão do ensino superior, isso é inegável, mas o cenário ainda é preocupante, com dados sobre desigualdades raciais que demonstram a fragilidade da democracia brasileira.

Para ampliar este debate, foram convidados dez autores que tinham a tarefa de elaborar um balanço das ações desenvolvidas no âmbito das políticas públicas de promoção da igualdade racial em diversas áreas, tais como educação, políticas para comunidades quilombolas e para mulheres negras, entre outras.

Além dos desafios e perspectivas para os movimentos sociais antirracistas. O resultado é esta publicação, que está dividida em duas partes: a primeira faz uma análise crítica sobre as principais políticas de promoção da igualdade racial do governo brasileiro a partir de 2001.

A segunda parte do livro trata dos desafios político-estratégicos para os movimentos sociais brasileiros para avançar na redução das desigualdades raciais.

Lançamento da publicação:
Dia 23 de junho.
Horário: das 9h30 às 18h30.
Local: Espaço Alma.
Rua Santa Luzia, 760 – Centro.
Rio de Janeiro – RJ.
Tel: (21) 21 2533-1878

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional