“Leia para uma Criança” foca na distribuição de livros infantis para escolas públicas, bibliotecas comunitárias e organizações sociais

Por: Fundação Itaú Social| Notícias| 11/10/2021

Este ano, o programa “Leia para uma Criança” distribuirá gratuitamente 2 milhões de livros infantis. O oferecimento será feito exclusivamente para escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias, organizações da sociedade civil (OSCs) e outros equipamentos públicos voltados para a garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos. As obras selecionadas para esta edição são “Enquanto o almoço não fica pronto” e “Os olhos do jaguar”.

Desde 2010, a iniciativa do Itaú Social e do Itaú Unibanco já vem distribuindo livros direcionados a crianças matriculadas na rede pública de municípios vulneráveis, organizações da sociedade civil e bibliotecas. Em 2019, o programa recebeu pela primeira vez o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.

“O Leia para uma Criança nasceu para estimular os adultos a lerem com e para as crianças, como forma de fortalecimento dos vínculos afetivos. Com o amadurecimento do programa, entendemos a necessidade de concentrar 100% das nossas ações no esforço para garantir o direito à leitura para famílias em situação de maior vulnerabilidade. Estamos vivendo um cenário de acirramento das desigualdades e promover o acesso à leitura de qualidade é contribuir com o desenvolvimento das crianças que foram ainda mais impactadas na pandemia”, explica a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Apesar de a solicitação de livros impressos estar aberta apenas a instituições ligadas ao fomento da leitura com crianças de 0 a 6 anos, a expectativa é que toda a sociedade possa fazer parte do movimento indicando o programa para uma instituição elegível de sua região. Além disso, estão disponíveis os 16 títulos da estante digital e o acervo de 20 obras já distribuídas em anos anteriores, em versões audiovisuais acessíveis.

“Em 2021, fortaleceremos esse convite à leitura com a distribuição dirigida dos livros físicos para quem mais precisa, tornando o Leia um dos projetos mais importantes de acesso a literatura do país. Já nosso papel como marca é reforçar a importância da leitura na primeira infância, e fazemos isso por meio da expansão da nossa estante digital e de novas experiências com a literatura. Nesse sentido, o programa evoluiu ao longo do tempo acompanhando as mudanças do comportamento dos consumidores, refletindo na experiência de consumo de nossos livros digitais. A Estante Digital possui títulos exclusivos com mais de 15 milhões de acessos, o que faz com que esse seja o principal ponto de contato das pessoas com o Leia. É por isso que, dentro desse contexto, acreditamos que promover novos formatos de consumo de livros digitais de qualidade de forma gratuita é também contribuir com o desenvolvimento das crianças que já podem interagir com telas”, afirma o gerente de Marketing do Itaú Pedro Smith.

A mediação de leitura tem sido a estratégia difundida pelo programa para os adultos que, de posse do livro, interagem com crianças nesse momento de afeto e aprendizado. Mais que contar uma história, a ideia é que a família convide a criança a interagir e se engajar com o processo. Para reforçar este propósito, o convite feito para os adultos em 2021 é “Leia com uma criança”, numa expansão e evolução do ato de ler para uma criança.

Sobre os livros distribuídos em 2021

O Itaú Social promoveu edital público para selecionar apenas obras que valorizem histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. A medida reconhece o potencial da literatura para contribuir na diminuição das desigualdades e na valorização das diferenças.

Puderam participar editoras brasileiras, com prioridade para livros de autores ou ilustradores que se autodeclaram negros e/ou indígenas.

 Os livros selecionados foram:

Enquanto o almoço não fica pronto – Editora Zit

A obra descreve uma típica manhã na casa de uma família negra brasileira. Feijão na panela, samambaia na parede, vira-latas fazendo festa. Uma manhã onde parece que quase nada acontece mas que, na verdade, é uma aventura pelo universo da ternura. Escrito por Sonia Rosa, o livro conta com versos delicados e ilustrações vibrantes de Bruna Assis Brasil e faz um convite para que as crianças observem e percebam os afetos do dia a dia.

 

 

Os olhos do jaguar – Editora Jujuba

Autor de livros de literatura indígena, Yaguarê Yamã trouxe neste livro uma história oriunda das culturas dos povos Sateré-Mawé e Maraguá, passada de geração para geração. Com ilustrações de Rosinha, cheia de cores e formas que demonstram as riquezas da floresta, o livro conta sobre o relacionamento do jaguar, todo esperto, com os outros animais. Porém, ele se viu em uma situação que precisou da ajuda do inhambu, uma ave comum da Amazônia, para poder continuar sua trajetória. O autor acrescentou no texto várias palavras da língua maraguá e, ao final da obra, é possível saber mais sobre seu povo, que vive no estado do Amazonas.

 

Como solicitar

As instituições podem solicitar um kit, ou seja, os dois livros, para cada criança atendida ou matriculada. Basta acessar itausocial.org.br/leiaparaumacrianca. Como os livros são destinados exclusivamente para crianças de 0 a 6 anos, o solicitante que não atender esse público não estará apto a participar do programa.

Podem participar: secretarias municipais de Educação; creches e escolas públicas ou sem fins lucrativos; organizações da sociedade civil; bibliotecas públicas e comunitárias; centros de acolhimento e outros aparelhos públicos, como UBS (Unidade Básica de Saúde), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 As solicitações serão analisadas pelo Itaú Social e podem ser aprovadas ou reprovadas segundo os critérios de vulnerabilidade social do município, disponibilidade de estoque, regionalidade, entre outros. Pedidos que ultrapassem o número total de crianças matriculadas ou atendidas não serão contemplados. 

É possível solicitar ainda as versões das obras em Braile e fonte ampliada para crianças com deficiência visual, e em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. Mas, devido ao número limitado de livros nestes padrões, há prioridade para os municípios em maior situação de vulnerabilidade.  As versões audiovisuais acessíveis também podem ser acessadas on-line, na página do programa, por responsáveis de crianças com deficiência.

História do programa

Em comemoração à trajetória de dez anos, o programa ganhou um livro próprio, que compartilha as histórias acumuladas ao longo desse período. O livro “Leia para uma Criança: 10 anos de histórias” está disponível on-line e resume a metodologia, histórias e resultados da iniciativa. 

Associados

Itaú Social

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional