Líder do Oriente Médio assume presidência da WINGS

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2013

Após cinco anos sob liderança brasileira, a WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support) tem desde 1º de janeiro um novo presidente (chairman) em seu Conselho: o engenheiro palestino Atallah Kuttab (confira a entrevista).

A WINGS é uma rede mundial que reúne cerca de 150 associações de apoio à filantropia e ao investimento social em mais de 50 países, entre elas o GIFE e o Idis, no Brasil. Constituída informalmente em 1999, ela surgiu da percepção de que o fortalecimento da filantropia em todas as partes do mundo se beneficiaria de uma rede de troca de experiências e conhecimento. Ao longo da década de 2000 a WINGS se tornou a principal rede global de redes de instituições filantrópicas

No final de 2010, a WINGS foi formalizada como uma organização sem fins de lucro norte-americana e, em 2011, sua sede foi instalada em São Paulo – após ter passado por EUA, Canadá, Bélgica e Filipinas. Atualmente, sua diretora-executiva, Helena Monteiro, também é brasileira.

Segundo o presidente da WINGS de 2008 a 2012, Fernando Rossetti, a principal conquista como chairman foi formalizar a organização nos EUA e ter trazido a sede operacional para o Brasil. “”É um reflexo da presença e voz brasileira na comunidade internacional. Exemplo disso foram os cinco critérios criados para a seleção do novo país sede: estabilidade política, democracia consolidada, desenvolvimento econômico, existência de uma associação de fundações forte, como o GIFE, e que fizesse parte do hemisfério sul”, declara Rossetti.

A questão da transparência e prestação de contas das organizações filantrópicas, seu ambiente regulatório em cada país e no mundo são algumas das prioridades da WINGS. Outra atividade central é a criação de um padrão (taxonomia) global para a descrição da filantropia e do investimento social.

Segundo Rossetti, um desafio importante na gestão da WINGS é o tempo necessário para as articulações, considerando os diversos países e culturas. “É muito complexo lidar com redes interculturais, porque os resultados não são imediatos. Cada país trabalha com perspectivas de tempo e até do que é filantropia diferentes, e os resultados, por vezes, levam anos para acontecer”, afirma.

Atualmente, a organização prepara o seu congresso, realizado a cada quatro anos, o WINGSForum. Ele ocorrerá em março de 2014 em Istambul. É o encontro global mais importante para associações cujo foco é a promoção da filantropia e do investimento social.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional