Encontro reúne lideranças empresarias para discutir ética e diversidade

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2016

A plataforma Liderança Sustentável mais uma vez reuniu executivos renomados para discutir ética e diversidade. O evento aconteceu em São Paulo e, em sua quinta edição, convidou oito presidentes de grandes empresas e dois especialistas para falar sobre o tema. Cerca de 280 profissionais acompanharam as palestras.

Criada em 2011, a plataforma é uma iniciativa da empresa Idea Sustentável que se propõe a inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade a partir das histórias de gestores consagrados na inserção deste conceito na cultura de suas empresas. Em cinco anos de atividades, a plataforma já envolveu 60 presidentes e 11 executivos de grandes empresas, impactando diretamente mais de 70 mil jovens líderes.

O evento, que chegou a sua quinta edição nesse mês de setembro, começou com a palestra do professor Robert Henry Srour, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), sobre ética empresarial e seus principais desafios para as organizações. Em seguida, a sessão de cases empresariais teve a presença de Paulo Stark, presidente da Siemens, que falou a respeito das práticas de transparência adotadas pela companhia em relação a denúncias na Alemanha e no Brasil.

Didier Tisserand, presidente da L’oréal Brasil, trouxe para o encontro uma reflexão sobre o código de ética da companhia e a participação dos funcionários em sua concepção. Marcio Coelho, presidente da divisão de Medical Devices da Johnson & Johnson, também comentou sobre ética e como seu código influencia as tomadas de decisão e a conduta dos profissionais.

Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, abriu o segundo bloco de palestras, sobre diversidade, abordando a responsabilidade de empresas e sociedade civil na solução das desigualdades. Na sequência, Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, e Raissa Lumack, vice-presidente de Recursos Humanos da Coca-Cola, falaram sobre diversidade no ambiente de trabalho. Paula Belizia, presidente da Microsoft, encerrou os trabalhos destacando que a empresa vem olhando para o tema pela perspectiva da oportunidade de negócio, não das dificuldades.

Lançamento do livro

No 5º Encontro Anual da Plataforma, aconteceu ainda o lançamento do livro Sustentabilidade como Fonte de Inovação – Oito entrevistas com líderes que estão criando o futuro no presente. A publicação destaca as histórias de Walter Dissinger (Votorantim Cimentos), Luciano Guidolin (Braskem), Ralph Schweens (BASF), Armando Valle (Whirlpool), Anielle Guedes (Urban 3D), Pedro Suarez (Dow), Jorge Lopez (3M) e Roberto Lima (Natura).

Cobertura

Os vídeos do último encontro estarão disponíveis nos canais da plataforma nos próximos dias. Enquanto isso, confira a entrevista com o idealizador da iniciativa, Ricardo Voltolini:

Acesse o conteúdo nos canais do YouTube e Vimeo.

Com informações da Idea Sustentável.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional