Livro “Avaliação para o Investimento Social Privado: Metodologias” é publicado

Por: GIFE| Notícias| 02/12/2013

A partir de um conjunto de reflexões oriundas do Semi­nário Internacional “Avaliação para o Investimento Social Priva­do: Metodologias”, realizado em julho de 2013, no Rio de Janeiro, o livro – que leva o mesmo nome do evento – traz contribuições àqueles que estão pensando, praticando e utilizando avaliações no campo do investimento social privado.

Resultado da parceria entre Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Move, com o apoio da Fundação Santillana e do GIFE, o material está disponível online e será distribuído a associados do GIFE, bem como a pesquisadores e líderes do campo.

A parceria entre essas instituições vem gerando subsídios que enriquecem o debate e as práticas de avaliação de projetos e pro­gramas sociais, agenda que ganha cada vez mais importância no País. Vale dizer que, em 2012, ocorreu a primeira edição do Seminário Internacio­nal, intitulado “A Relevância da Avaliação para o Investimento Social Privado”, que também resultou em um material com foco na produção de avaliações relevantes.

Já na edição de 2013, o tema das metodologias ganhou destaque, visto que as escolhas metodológicas são es­senciais para que os processos avaliativos produzam informações relevantes e úteis a respeito dos resultados e impactos do investi­mento social privado.

O material reúne artigos e casos que retratam a di­versidade de metodologias, suas potencialidades e limites, com o intuito de subsidiar escolhas diante de indagações como “Quando usar determinada metodologia?”, “Como equilibrar diferentes me­todologias?”, “Qual metodologia é a mais efetiva para os objetivos que se pretende alcançar?”.

Entre as reflexões, Andre Degenszajn, secretário geral do GIFE, problematiza algumas características da cultura de avaliação no campo do investimento social privado. Na sequência, Rogério Silva e Daniel Brandão, sócio-diretores da Move, discorrem sobre alguns dos principais fatores envolvidos nas escolhas meto­dológicas nos processos avaliativos, da ética à política, da técnica à viabilidade financeira.

A publicação oferece também artigos produzidos pelos três palestrantes convidados para o seminário, que ganham o centro da publicação. Miguel Székely, diretor do Instituto para Inovação em Educação, situado em Monterrey, aborda a perspec­tiva econométrica. Donna M. Mertens, ex-presidente e atual conselheira da American Evaluation Association, explana os métodos mistos. Já Thomaz Kauark Chianca, doutor em Avaliação pela Western Michigan University, trata da produção de avaliações válidas, relevantes e úteis.

Ademais, a publicação apresenta três estudos que en­cerram o livro: a avaliação do projeto Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social, que retrata o uso da abordagem quantitativa para avaliar impacto; a análise do Projeto Maleta Infância, do Canal Futu­ra, que demonstra um processo de avaliação participativa; e o caso do Projeto Primeiríssima Infância, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que utiliza métodos mistos.

Por fim, para os interessados em aprofundar o conhecimento no campo da avaliação, há ainda um le­vantamento intitulado “Oportunidades para atualização e publicação na área de avaliação”, que tem o objetivo de inspi­rar leitores e leitoras a futuros movimentos de formação e articu­lação profissional.

Para conhecer a publicação, acesse: http://www.gife.org.br/publicacao-avaliacao-para-o-investimento-social-privado-metodologias-da3c5fff52ed6e.asp

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional