Livro debate tecnologia social de transparência e prestação de contas

Por: GIFE| Notícias| 05/07/2012

O Projeto de Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil, liderado pela ONG Parceiros Voluntários, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e copatrocinado pela Petrobras, ganha, agora, uma sistematização de seus resultados.

Depois de três anos, a organização lança o livro ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso (Editora Unisinos, 291 páginas), de autoria da presidente (Voluntária) da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, e da historiadora, Naida Menezes. Além da distribuição gratuita de mil exemplares às fundações, organizações sociais, governos, empresas e universidades, em Porto Alegre, o livro também pode ser encontrado na Livraria Humanas pelo valor de R$ 37,00.

Em resumo, segundo suas organizadoras, trata-se de “uma metodologia para ajudar as organizações da sociedade civil a melhor planejarem as suas ações de forma sustentável”. A meta é difundir as metodologias para ampliar o nível de profissionalização do segmento.

Entre as ferramentas utilizadas e descritas no livro estão a PDCA, que busca agir de forma corretiva, a FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e a 5W2H (Plano de Ação). Uma das ONGs que aplicou esses instrumentos foi a APAE de Santa Rosa. A instituição já firmou 64 novas parcerias e iniciou nove novos projetos.

Saiba mais em: www.parceirosvoluntarios.org.br/

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional