Livro discute o conceito de Educação e Sustentabilidade na formação de educadores

Por: GIFE| Notícias| 29/06/2015

Com a proposta de contribuir para formar professores com visão sistêmica e holística, conectados e articulados com o mundo atual, a educadora e socióloga Maria Alice Setubal acaba de lançar o livro “Educação e Sustentabilidade – Princípios e valores para a formação de educadores” pela Editora Peirópolis.

Segundo a autora – presidente da Fundação Tide Setubal e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), além de conselheira do GIFE, – é preciso que o Brasil supere os problemas apontados no Plano Nacional de Educação, alcançando suas metas, ao mesmo tempo em que é necessário repensar um modelo de escola e de currículo que faça sentido na contemporaneidade.

O livro traz o conceito de Educação e Sustentabilidade, que está baseado em cinco dimensões: articulação entre passado/presente/futuro em uma visão de longo prazo que considera o bem-estar das próximas gerações; interdependência entre as pessoas e entre as pessoas e o ambiente, gerando corresponsabilidade individual social e coletiva; ampliação da aprendizagem: formal, não formal e ao longo da vida; visão sistêmica e complexa, que integra princípios, valores e ações; e os diferentes âmbitos da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, política e cultural), tendo a cooperação como eixo.

A publicação foi elaborada a partir da experiência do projeto Educar na Cidade e conta com cinco capítulos. Além da discussão conceitual, estão disponíveis práticas educativas já realizadas, experiências no território, opiniões de especialistas e líderes sociais e dicas de materiais sobre o assunto.

Para saber mais, acesse o site da Editora Peirópolis.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional