Livro permite acessibilidade por meio dos sentidos

Por: GIFE| Notícias| 10/12/2007

O Instituto Vivo lança o “”Livro Vivo, Sensibilização para Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual””. Baseado em pesquisa qualitativa inédita, o material apresenta as experiências e expectativas dos deficientes visuais em relação a situações cotidianas, o que o torna uma referência para um melhor entendimento dos anseios desse público quando exposto a relações pessoais ou corporativas.

“”Essa produção está alinhada ao nosso programa de responsabilidade social que busca desenvolver ações e soluções de inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência””, define Marcelo Alonso, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo.

Realizado por meio de entrevistas e dinâmicas de grupo com jovens deficientes visuais e representantes de nove instituições ligadas à causa em todo o país pela GFK Indicator – em parceria com a Diretoria de Inteligência de Mercado e Consumidor da Vivo -, a pesquisa revela que as pessoas com deficiência visual são maduras, responsáveis e comprometidas.

Os deficientes visuais consideram o contato pessoal e acesso à educação parte fundamental da inclusão, pois acima de tudo querem ser reconhecidos como cidadãos “”normais””. Grandes dificuldades apontadas são: falta de sinalização sonora de ruas e em semáforos, transporte coletivo inadequado, calçadas desniveladas e esburacadas, escolas e faculdades sem recursos e sem professores capacitados, alto custo dos equipamentos tecnológicos, como software leitor de tela para computador e dinheiro em papel que não possuem Braille, atrapalhando na distinção dos valores.

“”Desenvolver este trabalho trouxe grandes aprendizados para toda a equipe envolvida, tanto do ponto de vista técnico, pois tivemos que adaptar metodologias e estímulos, levando em conta a deficiência visual das pessoas entrevistadas, como do ponto de vista de percepção sobre a deficiência visual. Fazer esta pesquisa nos coloca, individualmente e como empresa, o compromisso de participar dos esforços de inclusão da pessoa com deficiência””, contempla Alejandrina Bosch, diretora de pesquisa qualitativa da GFK Indicator.

O Livro Vivo, Sensibilização para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual possui textos e imagens texturizados e perfumados, para que todas as pessoas tenham acesso ao conteúdo e, com isso, conheça a obra pelo olfato e pelo tato. Além disso, estimula o vidente a buscar outros sentidos na leitura do livro. Outra parte importante e inédita do material é o aparelho de MP3 Player acoplado, que traz em formato de áudio o texto e as descrições das figuras, para que a pessoa com deficiência visual acompanhe cada página da publicação.

Para mais informações, acesse o site: www.institutovivo.com.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional