Livro recupera memória do Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional

Por: Instituto Cultural Vale| Notícias| 08/11/2021

Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional, ganha livro dedicado a ele (foto: divulgação)

Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional, ganha livro dedicado a ele (foto: divulgação)

Com um dos mais representativos acervos de canhões do período colonial ao século XX, além de resquícios arquitetônicos relacionados à cidade do Rio de Janeiro, o Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional, ganhou publicação com 192 páginas inteiramente dedicadas a ele. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa do museu, o livro bilíngue “Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas”, tem linguagem acessível e diversas fotografias inéditas, com tiragem de dois mil exemplares, versão digital e acessível em áudio. Para download do livro, acesse aqui.

Participaram do evento online de lançamento, Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale; Vania Bonelli, diretora interina do museu; Maria Linhares, presidente da Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional; Adler Homero Fonseca de Castro, autor do livro e membro do IPHAN; Rafael Zamorano e Aline Montenegro, organizadores da edição e membros do museu.

Conhecido como Pátio dos Canhões, o lugar conserva em sua arquitetura parte da História do Rio de Janeiro e do Brasil. Esta é uma das ações que fazem parte do Plano Anual 2021, idealizado e desenvolvido pelo museu, com o apoio da Associação de Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Plano contempla temas como preservação de acervo, exposição, publicações, seminário e outras novidades, como a introdução do uso de tecnologia QR Code em alguns espaços expositivos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional