Loja “Trem das Artes” fortalece participantes do Programa “AGIR” em Governador Valadares (MG)

Empreendedores participantes do Programa “AGIR” vendem na Loja “Trem das Artes”
Empreendedores participantes do Programa “AGIR” vendem na Loja “Trem das Artes”

A loja “Trem das Artes” inaugurou dois espaços na estação ferroviária de Governador Valadares, em Minas Gerais, para a comercialização de produtos dos participantes do Programa “AGIR” (Apoio à Geração e Incremento de Renda). Desde dezembro, sempre às sextas e aos sábados, há exposição e venda de chaveiros, imãs de geladeira, jogos, bonecas, objetivos decorativos, biscoitos, doces, entre outros itens, em uma loja na estação e em um carrinho-quiosque na plataforma de embarque. Os espaços foram cedidos pela Vale, e as atividades mantêm os cuidados necessários diante da pandemia.

O “AGIR” é uma iniciativa da Fundação Vale voltada a negócios sociais. Por meio de capacitações, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento, o projeto tem objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho qualificado nas comunidades de atuação e contribuir com o desenvolvimento e a economia locais. Em Governador Valadares, o programa começou em 2019, a partir do trabalho com 81 empreendedores e oito negócios. No município, o programa foi realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Para concluir, a gerente do Território Sul da Fundação Vale, Livia Zandonadi comenta:

“O AGIR busca qualificar o empreendedorismo local. A inauguração do Trem das Artes é mais um passo neste sentido. Um espaço coletivo de comercialização dos produtos confeccionados durante o programa.”  

Apoio institucional