Manifesto por um Brasil literário será lançado na FLIP

Por: GIFE| Notícias| 29/06/2009

No próximo dia 2 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) promovem debate sobre a importância da leitura literária e políticas de promoção da leitura. Na ocasião, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós lerá o “”Manifesto por um Brasil literário””, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura, em especial de livros de literatura.

Esse documento será o ponto de partida para ampliar as discussões em torno da importância da leitura de livros. O objetivo é acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno dessa causa. É o primeiro passo para mobilizar o país em busca da construção de um Brasil literário. As instituições envolvidas têm um importante histórico na promoção da leitura e acreditam que é preciso promover amplamente, desde a primeira infância, a leitura de livros de literatura, criando as condições necessárias para o contato contínuo do público infantil e juvenil com o universo literário.

O debate será orientado pelas seguintes questões: é possível transformar o Brasil em um país de leitores? O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele? Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor?

Depois da FLIP, os interessados poderão acompanhar as ações de incentivo à leitura literária que estão acontecendo no país, poderão conhecer a agenda que pauta essa temática e saberão os próximos passos na direção de criar um Brasil literário. Essas iniciativas darão base a um movimento nacional de incentivo à leitura literária e estarão publicadas no site www.brasiliterario.org.br, também lançado no dia 2. Esse espaço virtual abrigará um fórum de discussão, enquetes e notícias com essa temática e é o principal meio de adesão ao manifesto.

Serviço
Debate e lançamento do manifesto “”Por um Brasil Literário””
Data: 2 de julho, das 10h30 às 12h
Local: Casa de Cultura de Paraty
End: Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico, Paraty
Tel: (24) 3371-2325
www.casadaculturaparaty.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional