Mapa da Infância Brasileira une atores e iniciativas que impactam a vida das crianças

Por: GIFE| Notícias| 21/09/2015

 

Com a proposta de articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas voltados para as crianças no país, acaba de ser lançado o  Mapa da Infância Brasileira. O MIB é uma comunidade virtual colaborativa de aprendizagem que reúne instituições, redes, órgãos públicos, ONGs e OSCIPs, coletivos, voluntários, pesquisadores e empresários que impactam na qualidade de vida das crianças, assim como de suas famílias e comunidades.

A ideia é garantir um espaço para diálogos, trocas de experiências, ações colaborativas e campanhas entre as iniciativas, fortalecendo os projetos. A iniciativa é do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento) e conta com o apoio da Bernard Van Leer Foundation e do Instituto C&A, e tem entre os parceiros o Instituto Alana, o Instituto Igarapé, a Casa Rex e o Juntos com Vc.

No MIB, é possível conferir um mapa de iniciativas brasileiras na área, assim como conteúdos diversos sobre temas ligados à infância, como opiniões, pesquisas, relatos, agendas, indicações de livros, vídeos, entre outros.

Outra ferramenta trazida pela plataforma é a possibilidade dos internautas circularem por rotas de aprendizagem e mobilização, a partir de temas relevantes da área, que podem inspirar ações e campanhas. As Rotas tratam inicialmente dos seguintes temas: 1) Vozes: escuta e observação de crianças como importante meio de conhecer seus cotidianos e atividades espontâneas; 2) Cidade: a relação das crianças com a urbanidade e os diferentes espaços públicos; 3) Expressões: as diversas linguagens expressivas infantis verbais e não verbais; 4) Diversidade: os muitos grupos, culturas e jeitos de ser criança; 5) Transformações: formas de aprendizagem e mudanças em curso sintonizadas com os novos tempos.

Para participar, o internauta deve se cadastrar (clique aqui). O MIB pode ser acessado também pelas redes sociais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional