Meio ambiente e qualidade de vida

Por: GIFE| Notícias| 21/07/2014

Nessa edição, o redeGIFE destaca artigo de Virgílio Viana*, da Fundação Amazonas Sustentável sobre a urgência da conservação do meio ambiente e importância de falarmos sobre o conceito de serviços ambientais.

Durante muito tempo, a ênfase da agenda ambiental foi reduzir a degradação e proteger a natureza ameaçada pelo crescimento econômico. Agora o desafio vai além disso: é entender o papel da sustentabilidade ambiental para o bem estar humano. Estamos diante de uma mudança de paradigmas para a agenda ambiental.

A sustentabilidade ambiental não deve ser vista como uma agenda isolada. Ao contrário: deve ser entendida como parte de uma agenda mais ampla de aumento da felicidade, erradicação da pobreza e crescimento econômico. Não são agendas antagônicas, mas, sim agendas complementares, que devem ser implementadas simultaneamente.

A ciência, por meio do recém-publicado relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas(IPCC), mostra que o clima do mundo está mudando em função das atividades humanas. Pior: isto está acontecendo mais rapidamente do que o esperado. Devemos nos preparar para a adaptação a catástrofes ambientais cada vez mais severas e frequentes. Uma das melhores estratégias para isso é investir na conservação e restauração de ecossistemas naturais. Conservar e restaurar as florestas nas montanhas são os investimentos com melhor relação custo-benefício para proteger os moradores vulneráveis a enchentes e secas.

A população pobre, que vem melhorando de renda e qualidade de vida, é a mais vulnerável a eventos climáticos extremos. As habitações da população de baixa renda estão mais frequentemente localizadas em locais de risco e têm construções mais precárias. A economia familiar tem maior vulnerabilidade a catástrofes. Tudo isso coloca as conquistas sociais recentes em risco.

Investir na conservação da natureza é, portanto, algo diretamente relacionado com o bem estar humano. Não apenas pensando nas populações mais pobres. Tudo aquilo que gostamos de fazer, beber ou comer depende da manutenção dos serviços ambientais. O conceito de serviços ambientais precisa ser cada vez melhor entendido e internalizado na formulação de políticas públicas, estratégias empresariais, movimentos sociais e nas decisões individuais dos consumidores.

Uma das soluções para aumentar a resiliência de nossas sociedades é assegurar que os ecossistemas naturais estejam saudáveis e capazes de assegurar os serviços ambientais para o bem estar humano. Em outras palavras, dependemos da vitalidade dos oceanos, florestas e outros ecossistemas para manter a biodiversidade, que é a fonte dos serviços ambientais que nos permitem viver como seres humanos neste planeta.

Um dos principais avanços das negociações internacionais relacionadas com a Rio+20 foi o acordo global sobre uma agenda pós-2015. Este será o período subsequente aos compromissos relacionados com os Objetivos do Milênio, que terminam em 2015. A agenda pós-2015 deverá integrar melhor a agenda ambiental com a busca de melhoria da qualidade de vida para os pobres e a manutenção das conquistas de bem estar para todos. Se não houver a devida atenção para isso, todos os ganhos sociais estarão comprometidos e a economia cada dia mais vulnerável aos efeitos devastadores das mudanças climáticas. É uma agenda para todos: pobres e ricos.

A boa notícia é que existem conhecimento e recursos suficientes para promover a necessária mudança na trajetória de nossas economias, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Entretanto, ainda falta clareza sobre a urgência dessa mudança, tanto na população em geral quanto na visão da maior parte de nossas lideranças; tanto no setor público quanto no mundo empresarial e na sociedade civil. É hora de uma nova tomada de consciência e ação.

* Virgílio Viana é especialista em Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, conservação ambiental, certificação e desenvolvimento sustentável. Atualmente é superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável.

A Fundação Amazonas Sustentável é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional