Mestrado da UFBA qualificará gestores na área social

Por: GIFE| Notícias| 30/01/2006

As inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social promovido pela Universidade Federal da Bahia estão abertas até 10 de fevereiro. O curso, pioneiro no país, tem como objetivo qualificar gestores para atuarem em prol do desenvolvimento territorial, estando aptos a entenderem a complexidade destes espaços em seus aspectos culturais, produtivos e sociais.

Estruturado em seqüências de ensino, compreende disciplinas, oficinas, seminários, atividades de pesquisa e Residência Social – imersão do estudante em atividade prática – a ser realizada fora do país. Com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia através do Fundo Verde-Amarelo, o curso será gratuito e oferecerá 20 vagas.

Embora o engajamento de empresas em ações sociais não seja algo recente no Brasil, nos últimos anos vem crescendo a preocupação com um envolvimento mais sistemático da iniciativa privada com o tema da gestão social. Este fenômeno reflete uma percepção coletiva de que a solução dos problemas sociais é uma responsabilidade de todos, e não apenas do Estado.

A gestão social propõe uma renovação na formulação e implementação das políticas públicas e das instituições que a promovem. Nesse sentido, os profissionais engajados na formulação e execução de tais políticas e programas sociais passam a contar com uma formação que lhes permita operar diante da complexidade da área social, numa articulação envolvendo organizações da sociedade civil, governo e iniciativa privada.

O mestrado terá início em 23 de maio, com o período de aulas concentrado durante uma semana a cada mês. As seqüências de ensino que compõem o curso são: 1) Indivíduo, Sociedade e Desenvolvimento Sócio-Territorial; 2) Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Identidades; 3) Estratégias e Instrumentos de Desenvolvimento e Requalificação Territorial; 4) Trilhas Curriculares e Escalas de Intervenção em Desenvolvimento e Requalificação Sócio-Territorial; 5) Tecnologias Sociais em Desenvolvimento Sócio-Territorial: Pesquisa, Intervenção e Experiências. O corpo docente é composto por professores de diferentes unidades da UFBA e de outras instituições baianas, universidades brasileiras e estrangeiras.

Informações adicionais, bem como o formulário de inscrição, podem ser acessados por meio do portal www.gestaosocial.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional