Ministério do Trabalho e Microsoft firmam acordo de cooperação

Por: GIFE| Notícias| 26/03/2010

O Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft Brasil assinaram, no último dia 19, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações de qualificação profissional do “Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ – Próximo Passo Tecnologia da Informação e para o desenvolvimento de programas de qualificação básica em informática no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Trabalhador. A parceria é parte das iniciativas de cidadania corporativa da Microsoft no país.

O documento firmado pelo Ministro do Trabalho Carlos Lupi e pelo presidente da empresa foi formatado para estender os benefícios de uma parceria que a empresa já mantém com o Ministério por meio da participação no programa Próximo Passo destinado à qualificação de beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho, uma iniciativa do PlanSeQ.
No último ano, a Microsoft ofereceu conteúdo para que participantes de cursos de formação em Turismo e Construção Civil adquirissem conhecimentos básicos de computação. Agora por meio da nova parceria a Microsoft disponibilizará seus conteúdos para cursos de formação específica em TI, além de disponibilizar o download gratuito de seus softwares para que todos os beneficiários do programa possam dar continuidade aos estudos de maneira independente após concluírem a qualificação.
“A tecnologia da informação e a inovação são alavancas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do País. Hoje, de acordo com a BRASSCOM (Associação Brasileira de Softwares Comerciais), há cerca de 50 mil vagas em TI que não são preenchidas por falta de profissionais qualificados. Os indicadores surpreendem ainda mais quando consideramos que, segundo a IDC, o crescimento do setor de TI deve gerar 382 mil novas oportunidades de emprego até 2013”, comentou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, durante a assinatura do acordo.
“Para sustentar esse desenvolvimento acelerado, acreditamos que é papel da iniciativa privada colaborar com os esforços do governo para que uma camada cada vez maior da população tenha acesso a essas oportunidades”, completa.
A assinatura do termo de cooperação técnica antecedeu a formatura de 800 participantes do programa de qualificação em turismo do programa Próximo Passo. Nos últimos quatro anos, a parceria entre a Microsoft, o governo e a ONG Oxigênio, que sustenta o programa e outras iniciativas de capacitação, já promoveu a inclusão digital de 1,5 milhão de brasileiros.
“Hoje é de extrema importância que o cidadão tenha uma qualificação profissional para conseguir entrar no mercado de trabalho e é por isso que a Oxigênio abraçou esse projeto para trazer esse sonho da profissionalização para a população que ainda não teve acesso a cursos de qualificação profissional”, comenta o Diretor Financeiro da Oxigênio, Francisco Dias Barbosa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional