Ministério ensinará estados e municípios a formar fundos socioambientais
Por: GIFE| Notícias| 19/06/2006Com o objetivo de ensinar estados e municípios a arrecadar dinheiro e administrar projetos de proteção ambiental, o Ministério do Meio Ambiente criará a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. Hoje, estados e municípios já separam uma verba para investimentos nesses projetos, mas muitos funcionam apenas no papel.
O gerente de Desenvolvimento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Manoel Serrão, explica que por meio da rede esses projetos poderão ser colocados em prática, com a capacitação de prefeitos e secretários.Segundo ele, o ministério percebeu que existem vários fundos criados por lei nos estados e nos municípios e essa é a oportunidade para que eles participem do financiamento ambiental.
Para isso, é necessário que eles recebam um investimento (capacitação) inicial e assim se habilitem a exercer essa função. Gerir recursos públicos é uma função delicada, que sempre necessita de cuidados.
De acordo com Serrão a capacitação ocorrerá em duas etapas. Na primeira, prefeitos e secretários de meio-ambiente serão treinados para entender a legislação. Na segunda, as localidades vão receber dinheiro para implementar projetos de educação ambiental.
Os projetos do Fundo Nacional de Meio Ambiente são financiados pelo ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Para saber mais: acesse http://www.mma.gov.br/