Ministério forma lideranças comunitárias em educação ambiental

Por: GIFE| Notícias| 07/08/2006

Facilitar para que políticas públicas na área de educação ambiental sejam efetivadas em cada canto das comunidades do país. Essa é a proposta do ministério do Meio Ambiente com o projeto Coletivo Educador.

Para isso, grupos de instituições que trabalham com educação ambiental devem formar lideranças comunitárias, para que estas possam desenvolver ações de proteção ao meio ambiente local. A idéia é atingir áreas rurais, assentamentos, povos indígenas e comunidades até então excluídas de projetos de desenvolvimento ambiental.

Os educandos devem ser agentes de saúde, professores, estudantes, sindicalistas, militantes, governo local ou qualquer instituição que tenha interesse na questão.Para participar, um grupo de até três instituições locais deve se juntar e enviar um projeto de formação de educadores populares para o ministério do Meio Ambiente, com ações estratégicas para o desenvolvimento de práticas voltadas à constituição de um território educador e sustentável.

A segunda parte – a da ação estratégica – deve atingir diretamente as lideranças comunitárias. O público alvo envolvido no processo educativo deve receber dos profissionais de meio ambiente formação por meio de cursos, palestras, debates, além de participar de ações educativas para proteção do meio ambiente.

O projeto Coletivo Educador teve início em 2002 e tem 60 grupos atuantes. Até a metade de 2007, a meta é que o programa tenha atividades funcionando em todo o país.

Para saber mais, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional