Ministra Marta Suplicy irá debater os rumos do financiamento à cultura no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 19/07/2013
Enquanto as grandes mudanças no mais importante e polêmico mecanismo de financiamento à cultura não chegam, o sistema avança e se modifica, cresce em volume de recursos, número de projetos aprovados e beneficiados e sofre alterações por portarias e decretos que acabam moldando uma nova relação entre Estado e produção cultural. Para debater o tema, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, fará a conferência de abertura do II Seminário #Procultura, que acontecerá no dia 17 de agosto em São Paulo.
A Lei Rouanet de hoje é bem diferente daquela imaginada por pensadores e ideólogos da política cultural, mas é ela quem dita a dinâmica do financiamento à cultura no país. Representantes de diversos setores irão debater no evento realizado pelo polo criativo independente Cemec e pelo site Cultura e Mercado, a construção do novo sistema de incentivo, como o Programa Nacional de Fomento à Cultura – Procultura – que substitui a Lei Rouanet e traz mudanças significativas no mecanismo. Dois dos principais focos são a descentralização regional e o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura.
“Como o Projeto de Lei está entre as prioridades da Ministra, achamos que é mais um momento propício ao debate sobre o financiamento à cultura no Brasil como um todo e o papel de cada agente e setor. O Cemec acredita que uma de suas funções é promover espaços de compartilhamento de ideias como este.”, fala a diretora da rede Cemec, Alice Coutinho.
O II Seminário #Procultura será dividido em duas partes: O futuro do financiamento à cultura será motivo de intensa discussão na parte da manhã, enquanto que a Lei Rouanet, que aflige o dia-a-dia de milhares de artistas, produtores culturais e investidores, será analisada em detalhes por aqueles que dedicam sua vida profissional a essa causa.
Sobre o Cemec
Fundado em 2010, por empresários atuantes no setor, o Cemec é um polo criativo independente. Desenvolve ações e programas próprios de promoção e valorização do mercado cultural e das indústrias criativas no Brasil. A partir da experiência acumulada nessas áreas, atua na criação, articulação, gestão e produção de projetos e conteúdos especializados para organizações e marcas, além de realizar programas formativos com o objetivo de dinamizar e profissionalizar o mercado.
Sobre o Cultura e Mercado
No ar desde 1998, Cultura e Mercado é o mais completo site especializado no setor cultural do Brasil. Traz análise, informação e serviços especializados diariamente aos profissionais da área e atualmente configura-se como uma plataforma de conteúdos transmídia, que inclui revista eletrônica, comunidade de colaboradores, vídeos e redes sociais. Acesse aqui o site.
Serviço:
Dia: 17 de agosto
Horário: Das 08h30 às 18h30
Local: Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes 71 – Centro – São Paulo (SP).
Valor do investimento: até 31 de julho: R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais). A partir de 1 de agosto: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
*Associado GIFE tem desconto na inscrição.
Formas de pagamento: à vista no boleto bancário ou débito online em conta. Parcelado em até três vezes sem juros nos cartões de crédito.
Mais Informações: [email protected] ” 11 5082-2111

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional