Mobilizadores COEP promove oficina sobre consumo sustentável

Por: GIFE| Notícias| 22/11/2010

O site Mobilizadores COEP vai realizar, de 29 de novembro a 3 de dezembro, a oficina online “”Consumo Sustentável””, que terá como facilitadora a coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn. O objetivo da oficina é esclarecer o que é o consumo sustentável e qual o papel e a responsabilidade de governos, empresas e cidadãos para a diminuição dos impactos do consumo.

O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas. Para tentar enfrentar estes problemas, surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, ético, consciente, responsável ou sustentável. A ideia desta oficina é justamente debater caminhos e soluções possíveis para que todos possam usufruir de bens de consumo sem que precisemos levar o planeta ao colapso.
A oficina abordará temas como sociedade de consumo, os impactos ambientais do consumo, quais as propostas de mudanças nos padrões de consumo, e ainda, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, também aprovada recentemente pelo Governo.
As inscrições para a oficina online podem ser feitas de 17 a 24 de novembro, pelo e-mail [email protected]. Para participar é preciso estar cadastrado no site. Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP. Mais informações pelo telefone (21) 2528-3352

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional