Movimento global propõe compromisso com a geração de dados sobre Investimento Social Privado

Por: GIFE| Notícias| 01/09/2014

São visíveis os avanços que o investimento social privado conquistou nos últimos anos – tanto em termos de processos como no que tange a modelos de avaliação. Cada vez mais presente nas sociedades globais, os resultados alcançados mostram a força transformadora dos programas e projetos encampados pela iniciativa privada e reforçam a importância do investimento contínuo, programado e eficiente. Contudo, um grande desafio ainda se apresenta ao setor: como gerar dados comparáveis e replicáveis sobre práticas filantrópicas em escala global.

De olho nesse grande desafio, uma série de especialistas se dedicou à construção da Carta Global de Princípios para Dados do Investimento Social Privado – o Data Charter. A iniciativa foi liderada pela WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaking Support -, uma rede de mais de 150 associações de fundações e organizações de apoio à filantropia, sediadas em 56 países no mundo todo, da qual o GIFE é membro. A versão traduzida para o português acaba de ser lançada e está à disposição online.

Um dos principais objetivos do documento é orientar um movimento em prol da geração de dados de alta qualidade sobre investimento social, considerando toda a diversidade de contextos, culturas e ambientes legais aos quais investidores sociais estão acostumados a atuar.

A versão original da carta foi oficialmente apresentada durante o WINGSForum, em março de 2014, e seu novo site – lançado na última semana – reflete o compromisso do setor de investimento social em usar informações precisas e acessíveis para definir prioridades, alocar recursos, avaliar necessidades e identificar tendências. Tanto a versão original quanto as versões traduzidas estão disponíveis na página da Global Philanthropy Data Charter e no próprio site do GIFE. A tradução para o português ficou a cargo do GIFE, signatário da Carta Global de Princípios para Dados do Investimento Social Privado.

Ana Pinho, coordenadora de Gestão do Conhecimento da WINGS, explica que, além de propor diretrizes para a melhoria das relações de trabalho entre os envolvidos com dados sobre investimento social privado, a carta de princípios incentiva o envolvimento de outros setores – governos, empresas, academia e sociedade civil – no compartilhamento e uso das informações para o benefício público.

Para Pamela Ribeiro, gerente de conhecimento do GIFE, essa iniciativa pode despertar o setor para um novo movimento, ciente da importância que tem a sistematização e a gestão de informações sobre as práticas de investimento social no país. “Nós do GIFE acreditamos que a produção e o compartilhamento de dados sobre o investimento social no Brasil e no mundo é fundamental para fortalecer o campo.”

A gestora explica o quanto o GIFE está comprometido com a disseminação da iniciativa para sua rede. “Trabalhamos na tradução da carta com o objetivo de disseminar seus princípios no Brasil, reforçando a importância de termos dados de qualidade sobre o investimento social e de trabalharmos em parceria, compartilhando informações e aprendizados. Pretendemos incentivar as organizações da nossa rede a se tornarem signatárias do documento.”

O desafio a ser vencido não é pequeno. As diferenças entre investidores sociais, assim como a diversidade cultural entre as muitas regiões do país, se apresentam como questões a serem equacionadas para gerar dados globais sobre o investimento social privado brasileiro.

Contudo, com o avanço na equalização das informações, empresas, institutos e fundações poderão ter, no futuro, dados concretos sobre investimentos e resultados. Entre outros benefícios, esse movimento poderá resultar em melhores modelos para prestação de contas, análises comparativas de programas e projetos, mapas de tendências para investimento, diretrizes para aplicação de recursos em tecnologia e gestão, além de aumentar a visibilidade do setor como um todo.

Compromisso global

A Carta Global de Princípios para Dados do Investimento Social Privado já foi traduzida para outros idiomas, como o mandarim e o russo. Tao Ze, vice-presidente do China Foundation Center, comenta o valor de uma iniciativa desse porte. “Por um lado, a carta representa uma grande ferramenta para o China Foundation Center explicar por que, o que e como divulgar suas informações. Por outro lado, trata-se de uma iniciativa global, de modo que os líderes de fundações chinesas podem observar as tendências de vanguarda em termos de governança global para a filantropia e, assim, adotá-las.

Olga Evdokimova, diretora executiva da Evolution & Philanthropy’s Moscow Branch, lembra a importância da colaboração para a promoção do conhecimento. “”Parcerias e redes são partes importantes para o desenvolvimento do setor filantrópico. Esperamos que a carta facilite uma melhor colaboração e apoie a tomada de decisões mais estratégica entre diferentes atores na Rússia.”

Conhecimento em rede

Além da acessar a carta de princípios, no site da Global Philanthropy Data Charter, o usuário pode ter acesso a um mapa de iniciativas para benchmarking, relato sobre o processo de trabalho para construção da carta, notícias do setor e informações sobre os envolvidos na iniciativa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional