Movimento lança 5 Bandeiras de atuação pela Educação brasileira

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2010

O Todos Pela Educação lançou, na última quarta-feira, dia 1º de dezembro, cinco bandeiras norteadoras da atuação para os próximos anos. Segundo a diretora-executiva do movimento, Priscila Cruz, elas tratam de assuntos fundamentais para que o Brasil consiga cumprir as 5 Metas, de acesso à escola, alfabetização, aprendizagem, conclusão do ensino e financiamento.

As 5 Bandeiras são as seguintes:
1- Currículo: o País precisa ter um currículo nacional, com as expectativas de aprendizagem dos alunos por série/ciclo.
2- Valorização dos professores: o magistério deve ter uma formação adequada, com foco na aprendizagem dos alunos, além de contar com uma carreira mais atraente.
3- Fortalecimento do papel das avaliações: as provas aplicadas para medir a qualidade da Educação devem orientar as políticas públicas e as práticas pedagógicas. Por isso, é necessário que elas forneçam informações aos professores e aos gestores sobre o que os alunos aprenderam e deixaram de aprender.
4- Responsabilização dos gestores: os gestores brasileiros devem ser apoiados, mas também responsabilizados pelo desempenho dos alunos.
5- Melhora das condições para a aprendizagem: o País deve ampliar a exposição dos alunos à aprendizagem por meio do cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias e da ampliação do turno de ensino, com utilização do contraturno para reforço escolar e recuperação.
Na mesma ocasião, o Todos Pela Educação lançou também o relatório “”De Olho nas Metas – 2010″”, que traz os dados de acompanhamento das 5 Metas do movimento. O destaque desta edição são as informações exclusivas sobre o aprendizado dos estudantes brasileiros, foco da Meta 3 (“Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”). Neste ano, nenhuma unidade da federação atingiu as metas de aprendizagem para todos os diferentes níveis de ensino.
“”A Meta 3, é a chave para aferir a qualidade do ensino no País, para avaliar se o direito a aprendizagem está sendo efetivamente cumprido. E hoje temos dados preocupantes””, afirma Priscila Cruz, durante o evento.
No Ensino Fundamental, apenas quatro unidades da federação, das 20 avaliadas, superaram todas as metas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática, as duas disciplinas avaliadas pela Prova Brasil. Foram os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Já no Ensino Médio, sete das 20 unidades da federação alcançaram os objetivos propostos pelo movimento nas duas matérias: Paraíba, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Ficaram de fora os dados sobre os estados da região Norte, pois eles não são comparáveis com os demais. Nos estados do Norte, não houve mensuração do desempenho de estudantes da rede particular – o que poderia prejudicar a região em comparações com as demais áreas do País.

Aprendizado adequado à série
De acordo com as metas intermediárias estabelecidas pelo movimento, 34,2% dos estudantes aprenderam o que deveriam em língua portuguesa no 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental – a meta, neste ano, era de 36,6%. Em matemática, a meta era de 29,1%, e 32,6% dos alunos atingiram os resultados esperados.
No 9º ano (8ª série), o cenário foi diferente: em língua portuguesa, 26,3% dos alunos aprenderam o que deveriam, superando a meta de 24,7% dos alunos com aprendizado desejável. Já em matemática, 14,8% atingiram a pontuação adequada (a meta era de 17,9%).
No Ensino Médio, 28,9% dos alunos obtiveram resultado adequado em língua portuguesa (a meta era de 26,3%). Já em matemática, 11% dos alunos conseguiram desempenho satisfatório para a série, e a meta era de 14,3%.

Interpretação
Analisando a evolução das três séries, é possível concluir que vem ocorrendo uma melhora na qualidade da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente em matemática. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o avanço é mais significativo em língua portuguesa. Nessa etapa, embora muitas regiões tenham se aproximado das metas intermediárias em matemática, nenhuma conseguiu cumprir os objetivos.
O Ensino Médio, que já apresentava dificuldades, teve avanços tímidos em língua portuguesa e continua com problemas, principalmente em matemática.

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