Mudança climática causará 1 bilhão de migrações, diz relatório

Por: GIFE| Notícias| 14/12/2009

A mudança climática deve levar até 1 bilhão de pessoas a deixarem suas casas nas próximas quatro décadas, disse um estudo divulgado nesta terça-feira pela Organização Internacional para a Migração (OIM).

O relatório, lançado na conferência climática da ONU em Copenhague, estima que 20 milhões de pessoas já ficaram desabrigadas na semana passada por causa de desastres naturais, que devem se agravar devido à mudança climática.

O texto alerta que poucos “”refugiados climáticos”” têm condições de deixar seus países para tentar a vida em lugares mais ricos. O que ocorre, na verdade, é que eles se deslocam para cidades já superpopuladas, aumentando a pressão sobre países pobres.

“”Além da luta imediata diante do desastre, a migração pode não ser uma opção para os grupos mais pobres e vulneráveis””, disse o texto.

“”Em geral, os países esperam gerir internamente a migração ambiental, à exceção de pequenos Estados insulares, nos quais em alguns casos (o aquecimento) já levou ao desaparecimento de algumas ilhas sob a água, forçando a migração internacional.””

As estimativas sobre a migração decorrente de fenômenos climáticos variam de “”25 milhões a 1 bilhão de pessoas… nos próximos 40 anos””. O texto, no entanto, informa que a cifra mais baixa parece já estar ultrapassada.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional