Série “O Clima vai ao Cinema” tem curadoria de Fernando Meirelles

Por: GIFE| Notícias| 23/01/2017

Um pescador sentado em seu barco num rio totalmente seco relembra os primeiros sinais de quando a situação daquele local, onde costumava antigamente pescar, mudaria drasticamente. Esse é o roteiro do filme “O Pescador”, que integra a série “O Clima Vai ao Cinema”, fruto da parceria entre o Observatório do Clima e o Banco Mundial.

A série é composta de dez curtas-metragens, todos focados no tema das mudanças climáticas. Desde o final do ano passado, os filmes são exibidos semanalmente no canal da série no Youtube e nas redes sociais dos promotores da ação.

As produções são todas independentes e provenientes de oito países – Afeganistão, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Kiribati, Líbano e Zâmbia. A curadoria da série foi feita pelo cineasta Fernando Meirelles, que participou como jurado da premiação do concurso Film4Climate, promovido pelo Banco Mundial em 2016. Os filmes foram exibidos pela primeira vez em dezembro do ano passado em Marrakesh, durante a COP22 (Conferência da ONU sobre o clima).

Os trabalhos que integram a série “O Clima vai ao Cinema” participaram do concurso, que teve como objetivo inspirar cineastas a destacar soluções para o clima e boas práticas em todo o mundo.

Foram submetidos 860 filmes de 155 países em quatro categorias: anúncio de interesse público (1 minuto ou menos) para diretores de 14 a 17 anos; anúncio de interesse público para diretores de 18 a 35 anos; e curta-metragem (até 4 minutos) para as duas faixas etárias.

Além de “O Pescador”, já foram divulgados outros quatro filmes da série. A produção de estreia foi “Síria – Quando a Água Acaba”, da francesa Joanna Lurie, que ficou em terceiro lugar na categoria anúncio de serviço público. Os outros filmes já disponíveis são “Como cozinhar o mundo”, “Verão eterno” e “Beatrice”. Acompanhe todas as produções no canal do Observatório do Clima (clique aqui)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional