Mundial da Educação mobiliza cidades-sede da Copa do Mundo para novas oportunidades de aprendizagem

Por: GIFE| Notícias| 03/02/2014

E se fosse possível deixar um legado às 12 cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de Futebol, que vá muito além dos estádios, mobilizando diferentes atores sociais para um novo olhar sobre o potencial educativo destes locais?

Isso é o pretendem promover as organizações envolvidas no Mundial da Educação, iniciativa que reúne o Instituto Inspirare, o Centro de Referências em Educação Integral, o Catraca Livre, o Imagina na Copa e o Movimento Todos Pela Educação, com o apoio das secretarias de educação destes municípios.

Segundo Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare, a proposta do Mundial da Educação é aproveitar a mobilização já gerada em torno da Copa para ampliar e potencializar oportunidades educativas mais ricas e complementares à escola, promovendo a utilização dos potenciais e ativos que as cidades já abrigam, gerando ações nas praças, museus, centros culturais etc.

“Para uma educação que, de fato, possa promover o desenvolvimento integral dos alunos, é preciso uma abordagem multidimensional, ou seja, cognitiva, emocional, física, social etc. E, para isso, precisamos fomentar iniciativas que possam ajudar as escolas, comunidades e familias a de fato criar oportunidades educativas mais amplas, em que se possa trabalhar com essas diversas dimensões integradas”, destaca Anna.

A primeira ação do Mundial foi a realização de um encontro, no dia 17 de janeiro, em São Paulo, com a presença dos secretários de educação e representantes das secretarias de nove das 12 cidades-sede. De acordo com a diretora do Instituto Inspirare, a aceitação por parte dos secretários foi muito positiva e todos se dispuseram a participar das ações.

O Mundial da Educação contará com quatro frentes de atuação. A primeira delas é realização de um mapeamento colaborativo das oportunidades educativas disponíveis em cada cidade, que estarão disponíveis no Mapa do Mundial da Educação, para que mais pessoas possam conhecê-las e fazer uso delas.

Assim, cada escola ou estudante, utilizando ferramentas disponíveis no Mapa, poderá, ao colocar o seu endereço, indentificar os ativos próximos a sua instituição a partir do seu próprio mapeamento, assim como de informações colhidas pelas equipes do portal Catraca Livre em cada uma das cidades. Todos os internautas poderão também colaborar enviando dicas de potenciais educativos, que serão analisadas pelo Catraca e transformadas em novas informações no Mapa e em matérias a serem divulgadas no site e nas redes sociais. A participação poderá ser feita pelos celulares.

Essas ferramentas permitirão ainda que cada escola crie seus próprios aplicativos gratuitamente capturando do Mapa aquilo que lhe interessa e colocando em seu cardápio de oportunidades. O material estará disponível para acesso a partir de março.

Outra frente de atuação do Mundial será a mobilização. Em cada cidade-sede será disponibilizada uma equipe de embaixadores que serão representantes do Mundial nesses locais e vão ajudar no engajamento das escolas. Esse trabalho será acompanhado pelo Imagina na Copa, que oferecerá formação aos envolvidos.

A indicação dos embaixadores será feita pelas secretarias, escolas e centros culturais das cidades. Demais interessados em participar da iniciativa poderão também se inscrever de forma não institucionalizada por meio do site do Mundial. A convocação deverá ser aberta também em março.

A terceira frente de ação do Mundial de Educação será de orientação. Para isso, o Centro de Referências em Educação Integral irá disponibilizar, periodicamente, uma série de materiais de apoio e oferecer dicas de como as escolas, famílias, comunidades e estudantes podem aproveitar as oportunidades educativas da cidade. Haverá ainda um banco de boas práticas de uso educativo nos municípios e todos poderão compartilhar suas experiências com as demais cidades.

E, por fim, o quarto eixo de atuação do Mundial será de articulação, engajando o maior número possível de diferentes atores na iniciativa. Todas as atividades também terão como proposta a promoção das Atitudes e Metas do Todos Pela Educação: 1)Valorizar o professor, a aprendizagem e o conhecimento; 2) Promover habilidades importantes para a vida e para a escola; 3) Colocar a educação escolar no dia a dia; 4) Apoiar projeto de vida e protagonismo dos alunos; 5) Ampliar o universo cultural e esportivo de crianças e jovens.

“Queremos deixar nestes locais não apenas esse grande mapeamento dos ativos educativos, mas também o fomento desta cultura de mobilização gerada nas cidades, a fim de que todos possam participar e colaborar cada vez mais com a educação”, destaca Anna Penido.

Clique aqui e acesse o hotsite do Mundial da Educação.

Instituto Inspirare é associado GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional