Música erudita, popular e literatura de cordel encantam escolas
Por: GIFE| Notícias| 21/12/2011A rica e sábia união do erudito e popular. A cultura popular que precisa continuar encantando as novas gerações, valorizando raízes e escrevendo o futuro. Estes foram os focos de projetos de escolas públicas de Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife (PE), que participaram em 2011 da Oitava Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.
“Unidos pela Música” é o projeto da Escola Municipal “Jesus Nazareno”. Erudito e popular foram “casados” no repertório da orquestra de flauta doce estruturada na escola, com a aquisição de caixas de som, flautas, pandeiros e outros equipamentos. A orquestra de flauta doce complementa a ação em música que a escola já praticava, em função do coral Criança Feliz.
A coordenação da orquestra de flauta doce ficou a cargo de uma ex-aluna da escola, Milka Mirelli, que abraçou o papel de forma voluntária. O aprimoramento do ensino e aprendizagem, de forma lúdica e prazerosa, e a melhoria nos relacionamentos entre os alunos são propósitos do projeto.
Já a Escola Municipal “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” desenvolveu o Projeto “Cultura é a nossa aventura”, visando resgatar pilares da cultura popular, como a literatura de cordel. Equipamento de som, máquina digital e outros recursos foram adquiridos, como forma de viabilizar o projeto, que também mobiliza as famílias dos alunos. Brincadeiras, como ciranda, danças de roda, quadrilhas e outras também fazem parte da iniciativa. O cordel é divulgado por meio da dramatização de textos que se tornaram clássicos e de textos produzidos pelos próprios alunos. A contação de histórias é uma das ações que mais mobilizam e seduzem os alunos.
O Programa Minha Escola Cresce deu respaldo a 22 projetos de escolas públicas de três estados (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco) na Oitava Edição, de 2011. Em oito anos já são 166 projetos apoiados pelo Programa. O propósito é dar respaldo técnico e financeiro a projetos concebidos pelas escolas, após diagnóstico interno e considerando o estímulo ao protagonismo de crianças e adolescentes e a maior participação das famílias e comunidade na vida escolar.
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