Na Semana Mundial do Brincar, a brincadeira das crianças é para fortalecer laços de confiança

Por: Fundação FEAC| Notícias| 30/05/2022

O brincar é a linguagem mais espontânea da criança, por meio da qual ela se relaciona com o mundo. A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma data que celebra este momento e chama a sociedade para a construção de uma agenda coletiva de brincadeiras em espaços públicos como praças, parques, escolas e centros culturais. Em 2022, a 13ª edição da semana será entre os dias 21 e 29 de maio.

A SMB é realizada anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio), data reconhecida pela Unesco. “A proposta é brincar durante uma semana para lembrar da importância de brincar o ano todo”, diz Letícia Zero, coordenadora da Aliança pela Infância – movimento responsável por propor a semana no Brasil e mobilizar os municípios a participarem.

Em Campinas, a FEAC é uma das organizadoras da semana, junto com o Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas (PIC), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e demais apoiadores.

Retorno ao ar livre

A SMB de 2022 é marcada pelo retorno da maioria das brincadeiras realizadas presencialmente, após dois anos de atividades concentradas no ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19. “Nesse contexto, nós percebemos como é importante voltar a ensinar a criança a conviver, a estabelecer esses vínculos de afeto. O brincar é esse espaço onde a criança interage com tudo e todos à sua volta”, analisa Letícia.

Uma brincadeira na natureza, por exemplo, tem múltiplos benefícios para o desenvolvimento da criança, como observa Teresinha Klain, analista de projetos do Programa Primeira Infância em Foco, da FEAC. “As crianças visam explorar o mundo. Uma criança ao ar livre tem mais ganho do que a que está dentro do apartamento, na frente de uma televisão, sem vivência sensorial. A criança tem que se sujar, pisar no chão, sentir diferentes texturas, explorando como o mundo funciona.”

Durante a semana, qualquer pessoa, organização, coletivo ou órgão do poder público possui autonomia para elaborar e colocar em prática uma atividade lúdica. Basta ser gratuita e estimular o brincar livre, que é quando a criança tem liberdade para se movimentar, imaginar e guiar a brincadeira.

Se quiser, a pessoa ou grupo que sugerir uma atividade pode cadastrá-la no formulário disponibilizado pela Aliança, a fim de inseri-la na programação nacional da SMB e fortalecer a sua divulgação.

Confiar na força do brincar

Em 2022, o tema da SMB é “Confiar na Força do Brincar”, definido pela Aliança pela Infância. Letícia Zero explica que os pais precisam confiar que o brincar é fundamental para a criança. “O papel do adulto é garantir que a criança tenha espaços seguros e acessíveis para que o brincar aconteça.”

Ela observa que o tema também abrange a confiança que a criança desenvolve ao brincar, tanto no mundo à sua volta quanto em si mesma. Afinal, é nas brincadeiras que ela reconhece seus limites e potências: “O brincar é um mergulho da criança na sua autoconfiança: ela vai conseguir saltar aquele buraco, ela vai conseguir se jogar nos braços dos seus pais, ela vai subir naquela árvore.”

Além disso, a SMB estimula a confiança no espaço público, onde a maioria das atividades da semana acontece. “Nós entendemos que os espaços mais seguros são os espaços onde existe circulação de pessoas. O brincar é uma maneira de habitar os territórios com alegria e trazer a nossa confiança para estar nesses espaços”, afirma Letícia.

Em Campinas, a semana é garantida por lei

Desde 2018, Campinas introduziu a Semana Mundial do Brincar em seu calendário oficial, a partir da lei nº 15.606/2018. A semana tornou-se, portanto, uma política pública.

Letícia Zero avalia que a tendência é que mais municípios brasileiros se mobilizem em torno da temática. “Atualmente, no Brasil temos um pouco mais de 40 cidades que possuem a Semana Municipal do Brincar como lei, a maioria ainda concentrada no Sul e Sudeste. Desse modo, temos o poder público legitimando a importância desse brincar e legitimando as atividades que todas as pessoas e instituições, públicas ou privadas, fazem nessa época.”

Em 2022, durante a semana, Campinas oferece uma agenda de atividades em diversas regiões da cidade. Serão desenvolvidas brincadeiras como: ateliê de pipa, malabarismo e pião; circuito de brincadeiras como amarelinha, bambolê e bolha de sabão; ecobrinquedoteca: vivências com brinquedos feitos com materiais reciclados; atividades esportivas, dia de brincar no Paço Municipal, que acolherá os filhos dos funcionários públicos de 5 a 12 anos, entre outras tantas ações planejadas para esta semana. Foi feito também um chamamento público pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e desta forma foi aberto o espaço para que todos os órgãos públicos, autarquias e demais políticas públicas pudessem desenvolver ações do brincar em seus espaços de atuação, engajando crianças dos seus territórios e assim este grande Mapa do Brincar no município foi sendo desenhado.

Clique aqui e confira a programação completa da Semana Municipal do Brincar em Campinas.

Por Laíza Castanhari

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional