Natura apoia iniciativas sociais de suas consultoras

Por: GIFE| Notícias| 08/06/2015
A Natura dá início à quarta edição do Prêmio Acolher, uma iniciativa criada pela empresa em 2010 que busca identificar e incentivar a prática de ações sociais de suas consultoras e consultores e apoiar o desenvolvimento dessas ações por meio dos princípios do empreendedorismo e mobilização de recursos (humano, técnico e financeiro). Para isso, oferece apoio financeiro e um programa de formação em projetos sociais.
A Natura acredita na capacidade de seus(suas) consultores(as) em atuarem como verdadeiros transformadores sociais. Acreditamos nesse grupo empreendedor que abraça suas causas e potencializa o engajamento social de toda uma rede e, por isso mesmo, queremos que sejam reconhecidos e valorizados. Com o Acolher, nossa proposta é valorizar experiências, histórias e os sonhos realizados por cada consultor(a) envolvido(a) em projetos inspirados e inspiradores em suas comunidades”, comenta Gabriela Callil, gerente do Movimento Natura.
Para participar do prêmio, o(a) consultor(a) deve estar atuando na ação social – seja como liderança, de forma voluntária ou como profissional – há pelo menos um ano e essa iniciativa deve ter como foco ações que contribuem para a construção de um mundo melhor, mais justo e sustentável. Assim, pode ser inscrito um projeto com finalidade de preservação ambiental, uma prática voltada para a melhoria da educação, alguma ação relacionada a geração de renda, entre outras propostas.
O prêmio busca reconhecer aquele(as) consultores(as) que demonstram liderança e capacidade de realização na ação social; apresentam ímpeto de realização, não importam os desafios; têm uma compreensão do futuro da ação social, seus desafios e como superá-los; demonstram compromisso com a ação social e seu impacto; fortalecem as relações da ação social com diversas organizações e pessoas; trabalham para garantir a continuidade da sua iniciativa ao longo do tempo; e entendem sua iniciativa como uma ferramenta de empoderamento dos beneficiados.
Nesta edição, serão premiadas 15 ações sociais, sendo 14 selecionadas pelo Comitê Julgador da Natura e uma por votação popular. Os(as) vencedores(as) irão receber R$ 15 mil para aplicar nos projetos, além de participar de um programa de formação por um período de um ano.
Gabriela Callil explica que a formação tem como principal objetivo potencializar a ação social. No início do programa é realizado um planejamento e, ao decorrer do ano, são promovidos vários workshops que acompanham a realização dos objetivos do projeto. Os temas principais discutidos na formação são: planejamento, gestão, liderança e comunicação. Além dos workshops com todo grupo de empreendedoras é promovido ainda um encontro de formação de redes locais, a fim de trabalhar não apenas com o(a) consultor(a) Natura, mas com todo o grupo que participa do projeto reconhecido.
Até agora, a premiação reconheceu 36 iniciativas em diferentes regiões do Brasil. Segundo Gabriela, os benefícios do Programa Acolher podem ser apresentados em duas dimensões. “De um lado, temos os benefícios para o indivíduo, em que o(a) consultor(a) é afetado(a), tem sua autoestima melhorada, se sente reconhecido(a) por seu trabalho, inclusive porque recebe esse apoio por parte da Natura. De outro, temos os benefícios coletivos, em que as ações dos(as) consultores(as) criam melhores ações sociais e, consequentemente, melhores condições”, destaca.
Entre os consultores reconhecidos, por exemplo, está Jeferson Garcia, bibliotecário em Poços de Caldas (MG) e criador de ações de incentivo à cultura, tais como o ônibus-biblioteca itinerante, rodas para se contar histórias para crianças e apresentações teatrais. Outro destaque é a consultora Maria do Carmo, presidente da associação dos feirantes de Várzea Grande (MT), que liderou a transformação de um lixão em Feira da Família. O local se tornou ponto de encontro para toda uma comunidade e é responsável pela geração de renda para 41 famílias. O reconhecimento pelo Acolher afetou a própria vida de Maria do Carmo e a consultora se sentiu incentivada a voltar a estudar.
A experiência com o Programa Acolher nos ensinou que, como empresa, podemos oferecer benefícios que vão além do aporte financeiro: proporcionam visibilidade e reconhecimento público a partir da divulgação da iniciativa(s) reconhecida(s) e, principalmente, promovem a formação de uma rede que facilita a troca de experiências e incentiva o engajamento em atividades de empreendedorismo social, articulado (e coerente) com todo o comportamento empresarial da Natura”, destaca a coordenadora.
Os(as) consultores(as) interessados em participar do prêmio podem acessar o site até o dia 30 de junho e realizar seu cadastro e inscrição. Clique aqui para acessar o regulamento. O resultado do Prêmio Acolher, com os nomes dos participantes selecionados, será divulgado no site até 30 de setembro.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: 0800 762 88 72 ou e-mail: [email protected]. Assista também a um vídeo sobre o prêmio.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional