Natura busca neutralizar emissão de carbono

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2007

A Natura anunciou na última semana seu plano para neutralizar a emissão de Gases do Efeito Estufa, a partir de uma política de redução aliada a investimentos compensatórios. A expectativa é que ela se torne Carbono Neutro a partir de 2007.

A ação terá foco principal na redução das emissões e envolverá toda a cadeia de produção da empresa, isto é, desde as emissões provenientes das atividades para extração de matérias-primas até as geradas pela disposição final dos produtos no meio ambiente.

Pela lógica da empresa, a estratégia de neutralização dos gases do efeito estufa (GEEs), somente aquilo que não for possível reduzir será compensado por meio de projetos de reflorestamento e de desenvolvimento de fontes de energia renovável. A iniciativa será monitorada por avaliadores externos e terá divulgação periódica de resultados.

Ao realizar o inventário de suas emissões, ainda em 2006, a companhia identificou um potencial para baixar em 33% os gases gerados em sua cadeia de negócios ao longo dos próximos cinco anos.

“”Fomos além do que as análises de Ciclo de Vida dos produtos chega. Ao calcular o custo desde a extração até o descarte criamos abrimos caminho para um trabalho com fornecedores e consumidores””, explicou Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura, durante o lançamento do plano.

Para avaliar o real impacto das suas atividades, a Natura inicialmente utilizou os padrões do Greenhouse Gas Protocol Initiative (GHG Protocol), que é a ferramenta mais utilizada internacionalmente para contabilizar as emissões dos GGEs. Esse protocolo estabelece alguns critérios de mapeamento, envolvendo as emissões diretas e indiretas de gases.

O levantamento apontou 270 mil toneladas de C02 equivalentes emitidas pela empresa ao longo de 2006. “”Compensar apenas não adianta. É preciso rever todos os processos para pensar em sustentabilidade””, criticou Carlucci.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional