Natura cria fórum para debater Agenda 21

Por: GIFE| Notícias| 19/12/2005

Foi instalado, no último dia 7 de dezembro, o Fórum Permanente da Agenda 21 de Cajamar, um espaço no qual a população do município paulistano participa da discussão de idéias e soluções sustentáveis para a melhoria de vida de todos. Com uma unidade funcionando em Cajamar desde 2001, a Natura tem entre seus compromissos com a comunidade local a concretização do Fórum, ajudando a estruturar o processo de participação popular para formulação de metas de desenvolvimento para cada bairro e para a cidade.

O objetivo do Fórum de Cajamar – composto pelos 28 representantes dos distritos e coordenação – é listar problemas levantados pelos fóruns distritais, definir metas e discutir soluções conjuntas. Todos os moradores têm o direito de assistir a esses encontros.

Além de dois representantes da Natura, fazem parte da coordenação os dois coordenadores de cada distrito que formam o município, dois representantes da associação comercial, dois representantes da ONG Mata Nativa, dois representantes da Câmara de vereadores e dois da prefeitura.

Juntamente com a ONG Mata Nativa e a Prefeitura de Cajamar, a Natura organizou os Fóruns Distritais, que foram precedidos de vários seminários nos bairros, abertos à participação de todos os moradores, para ajudar a identificar problemas e necessidades locais, além de discutir o significado e a importância da implantação de uma Agenda 21 na cidade.

Entre outubro e novembro, foram realizados os fóruns distritais de Cajamar-Centro, Polvilho e Jordanésia. Em cada um deles foram eleitos coordenadores e representantes que se uniram para a instalação do Fórum de Cajamar elegeram as prioridades de ação para 2006.

Agenda 21 Local são propostas de compromissos para o século XXI, num processo participativo que envolve a parceria entre representantes do poder público, empresas, ONGs, associações de moradores, escolas, entidades religiosas e outras organizações de um mesmo local (país, cidade ou bairro). A inspiração veio do documento Agenda 21, assinado por 179 países durante a ECO 92, encontro organizado pela Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu vários países para discutirem o futuro sócio-ambiental do planeta.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional