Natura lança projeto de incentivo à leitura

Por: GIFE| Notícias| 27/11/2009

A Natura lançou o Projeto Trilhas, uma tecnologia social para promover o interesse pela leitura em crianças de 4 a 6 anos que freqüentam a pré-escola de escolas públicas de 210 municípios do Brasil. No Rio Grande do Sul 13 cidades estão sendo contempladas com o Projeto: Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Portão, Panambí, Carazinho, Dom Pedrito, Esteio, Garibaldi, Sapiranga, Três Coroas, São Luiz Gonzaga, Osório e Itaqui.

Os diretores e professores receberão três conjuntos de materiais para subsidiar sua formação no campo da leitura e escrita e sua prática na sala de aula. O primeiro já foi enviado em setembro e é “”Trilhas para ler e escrever textos””. Na seqüência, de acordo com a avaliação do desenvolvimento do processo, as escolas receberão o conjunto 2, “”Trilhas para abrir o apetite poético”” e, em seguida, o conjunto 3: “”Trilhas de jogos””.

Os materiais contêm suportes com fundamentação teórica, material de orientação para os diretores e professores, livros de literatura infantil, DVDs e orientações práticas para o desenvolvimento das atividades propostas.

A iniciativa faz parte do programa Crer Para Ver, criado pela empresa para contribuir na melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Segundo Maria Lúcia Guardia, gerente de Educação e Sociedade da Natura, um dos diferenciais da metodologia é o respeito à diversidade geográfica, condições socioeconômicas, e a possibilidade de adaptação às diversas regiões do país.

O projeto Trilhas inova por ter uma proposta de material formativo e de apoio ao trabalho de professores da educação infantil, ao reconhecer a criança como ativa no seu processo de construção/aquisição de conhecimento, ao assumir que o processo de desenvolvimento da competência leitora está diretamente vinculado ao desenvolvimento da competência escrita, ao investir na formação autônoma dos professores e ao contemplar uma abrangência de larga escala.

Para levar os materiais até as escolas, a Natura contará com o apoio de oito transportadoras: no Centro-Oeste e no Norte a Expresso Araçatuba, no Nordeste a Rapidão Cometa, no Sul a TNT Mercúrio e no Sudeste as transportadoras Dias Estregadora LTDA, Patrus, Rodofly, Utilíssimo e TNT Mercúrio.

Desde 1995, a Natura desenvolve o Programa Crer para Ver, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. O Programa conta com o apoio dos Consultores e Consultoras Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos (camisetas, cartões, canecas, embalagens para presentes, entre outros) da Linha Crer para Ver. O recurso arrecadado viabiliza o apoio e o desenvolvimen­to de vários projetos de educação básica – educação infantil, educação fundamental e educação de jovens e adultos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional