NECA promove III Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 09/11/2015

O NECA – Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente promove, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, em São Paulo, o III Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: O cuidado como um direito humano.

A iniciativa conta com o apoio de diversas organizações, entre eles associados do GIFE, como o Instituto Votorantim, Fundação Itaú Social, Childhood Brasil e Aldeias Infantis SOS.

A abertura do seminário ficará a cargo de Ieda Castro, Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que trará um panorama dos cuidados alternativos para crianças e adolescentes no Brasil, seguida de uma conferência com o Dr. Paulo Cesar Endo, membro da Cátedra UNESCO/USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

O evento contará também com diversos painéis, tendo a presença de especialistas nacionais e internacionais, que abordarão temáticas como avaliação da implementação das diretrizes da ONU para cuidados alternativos no Brasil e padrões e referências para o atendimento de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento.

Além disso, serão apresentados os eixos e princípios da Campanha “Cuida Bem de Mim”, com a realização de diálogos temáticos e oficinas práticas sobre: “todas as necessidades específicas de cada criança e adolescente devem ser respeitadas”, “toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros”, “todo (a) cuidador (a) deve receber apoio, atenção, formação e ajuda em sua tarefa do bem cuidar” etc.

O seminário promoverá também intercâmbios entre práticas realizadas a respeito de mecanismos comunitários de proteção, cuidados com as famílias, educação de crianças e a questão dos serviços de acolhimento, entre outros temas.

A programação completa do seminário pode ser conferida no site. O evento será na rua Casa do Ator, 275, São Paulo e os interessados podem fazer a sua inscrição aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional