Negócios de Impacto e o trabalho desenvolvido pela Fundação Rede Amazônica

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 02/10/2023

Saiba como a FRAM tem contribuído para o incentivo aos negócios de impacto na Amazônia

Manaus (AM)-  A Fundação Rede Amazônica (FRAM), há 38 anos, tem o compromisso de integrar e desenvolver a Amazônia. E uma das formas que ela vem concretizando esse compromisso é investindo em projetos e parcerias voltados ao fortalecimento do ecossistema de inovação.

Mas, você sabe o que são negócios de impacto? De modo geral, negócios de impacto podem ser definidos como iniciativas empreendedoras que objetivam gerar impacto socioambiental positivo e ganho financeiro, de forma simultânea.

A Diferença dos Negócios de Impacto das ONGs ou negócios tradicionais

Os quatro fatores principais que contribuem para diferenciar os negócios de impacto do trabalho desempenhado por ONGs e Negócios tradicionais são: 1)compromisso com a missão social e ambiental; 2)compromisso com o impacto social e ambiental monitorado; 3)compromisso com a lógica econômica; 4)compromisso com a governança efetiva.

Abrangência dos negócios de impacto

Os negócios de impacto possuem ampla abrangência, podendo incluir temas como qualidade da educação, serviços de saúde, mobilidade urbana, redução de emissões de carbono, entre outras demandas sociais.

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) é uma das grandes incentivadoras dos negócios de impacto na Amazônia, quer seja na produção de conteúdo como as campanhas educativas para TV e Rádio, no trabalho que é realizado nas redes sociais, nos eventos ou no apoio a projetos que estão integrados com o propósito que a Fundação tem de Integrar e desenvolver a Amazônia e fortalecer o ecossistema de inovação na região. São exemplos desse compromisso, a realização de projetos como o Meetup Acelera, Ópera em Rede, Cidade do Jazz, Glocal Experience Amazônia, Campus Party Amazônia, Rede Lab Experience e o próprio Hub de inovação que existe na sede da Fundação Rede Amazônica.

Segundo Hélio Souza, fundador da Navegam, startup de logística na Amazônia, o espaço disponibilizado pela Fundação tem contribuído bastante para o fomento de novos projetos e para a geração de novas oportunidades:

 “Vejo de forma muito positiva para o ecossistema de Inovação do Amazonas, estruturas  com o propósito do Hub Acelera, um dos fatores primordiais para o mantimento de um negócio e também o aumento das possibilidades de manter um negócio vivo é a comunicação, a troca de ideia entre empreendedores, a análise de diversos pontos de vista do mercado, a facilidade de acesso entre os próprios empreendedores,  isso é o que o hub oportuniza para os empreendedores, além de um ótimo lugar que favorece a criatividade” Destaca Hélio.

Acelera Amazônia

Acelera Amazônia é um Programa de apoio da Fundação Rede Amazônica, que tem como objetivo inspirar e fortalecer o empreendedorismo inovador através de ações que conectem empreendedores, instituições e comunidade levando em consideração o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional