Nélida Piñon e o ministro argentino Daniel Filmus confirmam presença

Por: GIFE| Notícias| 19/04/2004

Na última semana, quatro novos palestrantes confirmaram presença no 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor, que acontece entre os dias 16 e 19 de maio, em São Paulo (clique aqui para ver a lista completa).

A conferência de abertura, que acontece no dia 16 de maio, contará com a presença da escritora Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e a primeira mulher a integrar a diretoria e ocupar a presidência dessa casa, em 1996. Formada em jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), entre outros trabalhos, foi membro do conselho editorial da revista Imagem Latino-Americana (Caracas), da Encyclopedia of Latin American Literature (Inglaterra) e ainda ocupa este cargo na Review – Latin American Literature and Arts (Nova Iorque). Inaugurou a cadeira de Criação Literária na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter sido docente na Universidade Columbia (EUA), na Johns Hopkins (EUA), na Universidade Católica de Lima (Peru), na Sorbonne (França) e na Universidade Complutense de Madri (Espanha), entre outras universidades internacionais.

O ministro da Educação da Argentina, Daniel Filmus, será um dos palestrantes da mesa de debates 2A, que tem como tema Conhecimento e educação – Acesso ao ensino como fator de desenvolvimento econômico e social. Sociólogo, especialista em educação para adultos e mestre em educação, Filmus foi sub-secretário de educação de Buenos Aires. Também já esteve na direção da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) na Argentina e atuou como consultor de diversas organizações internacionais. É autor dos livros “”Ensino médio e mercado de trabalho em épocas de globalização”” (Editorial Santillana) e “”Sindicalismo docente e reforma educativa na América Latina”” (Ed. Temas), entre outros.

Para a mesa de debates 2D (Conhecimento e tecnologia – O exercício da cidadania em um mundo conectado em tempo real), está confirmada a presença de Fernando Chaparro, diretor executivo da Corporação Colômbia Digital. A iniciativa é formada por instituições de diversos países que se dedicam a promover e fomentar o desenvolvimento tecnológico, com a coordenação do MIT Media Lab, de Cambridge (EUA). Chaparro já foi diretor do Instituto Colombiano para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Colciencias) e diretor para a América Latina do International Development Research Center (IDCR), do Canadá.

O economista Aurelio Ramos participará da mesa de debates 3D, que abordará Eqüidade e meio ambiente – Desenvolvimento sustentável e geração de renda na América Latina. Diretor da organização ambiental The Nature Conservancy, Ramos é mestre em economia ambiental e recursos naturais pela Universidade de Maryland (EUA). Sua experiência envolve conhecimento dos mecanismos para o desenvolvimento de sistemas de uso sustentável dos recursos naturais e análise de políticas em recursos naturais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional