” Nelson Sirotsky fala sobre o lançamento da bandeira “A Educação precisa de resposta”””

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2012

No último dia 28, o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti, esteve presente no lançamento da bandeira institucional “A Educação precisa de respostas”, liderada pelo Grupo RBS, grupo de comunicação do Rio Grande do Sul.

Realizado em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), o evento marcou a decisão da RBS de colocar a Educação no foco de seu investimento social, reforçando seu compromisso histórico com o desenvolvimento sustentado das comunidades em que está presente.

O redeGIFE entrevistou com exclusividade o presidente Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, para saber um pouco mais sobre o novo desafio e quais serão as grandes mudanças nos posicionamento do Grupo.

redeGIFE– O lançamento da bandeira institucional “A Educação precisa de respostas” mostra um reposicionamento do investimento social do Grupo RBS. Trata-se de uma evolução no investimento social do grupo?

Nelson Sirotsky- O Grupo RBS completou 55 anos no dia 31 de agosto e, desde a sua fundação, tem a responsabilidade social como um de seus valores. Além disso, sempre consideramos que, por ser uma empresa de comunicação, deveríamos ter uma contribuição diferenciada para o desenvolvimento do país e para as causas das comunidades com as quais nos relacionamos.

As bandeiras institucionais, que são grandes campanhas de mobilização, fazem parte da nossa tradição. O que estou querendo dizer é que atuar como empresa socialmente responsável está na essência da RBS e isso não muda. Mas o mundo mudou, em muitas dimensões. O Brasil, por exemplo é um país diferente, o que tem implicações na agenda da nação. Nós queremos acompanhar estas mudanças. No ano passado, iniciamos um processo muito sério de avaliação de nossa forma de atuação no campo do investimento social e decidimos dar foco prioritário para a Educação. Acreditamos que focar potencializará nosso impacto.

A bandeira institucional que acabamos de lançar marca o começo de um objetivo maior da RBS, que é o de contribuir de maneira relevante para a melhoria da qualidade da Educação no país.

redeGIFE– Por que educação?

Sirotsky– Educação sempre foi uma causa relevante da RBS. Vem desde o meu pai, Maurício Sirotsky Sobrinho. Na sua época, lá no começo da RBS, ela já liderava projetos nessa área. Era uma das maiores preocupação dele. O nosso presidente emérito, Jayme Sirotsky, também tem uma trajetória de contribuição nessa área, inclusive, faz parte da Todos pela Educação.

Além disso, a educação é prioridade para o desenvolvimento sustentado do Brasil. Nosso país vive um momento positivo, de oportunidades, e nossas crianças e jovens têm o direito a uma educação que lhes permita aproveitar plenamente essas oportunidades. É nossa responsabilidade, como sociedade, enfrentar esse desafio.

redeGIFE– Como se dará o trabalho por parte do Grupo? Vocês irão mobilizar pessoas para a causa?

Sirotsky – O objetivo da bandeira institucional é estimular todos os cidadãos a buscarem soluções efetivas para a melhoria da qualidade da educação. Essa tem de ser uma urgência para cada um nós. As ações da bandeira são desenvolvidas nas áreas editorial, publicitária e institucional. A partir da campanha publicitária, as pessoas são estimuladas a questionar e buscar respostas, por isso o símbolo escolhido foi o dedo apontado, como as crianças fazem quando querem se manifestar em sala de aula. Foi criado um site (www.precisamosderespostas.com.br), onde todos podem interagir, enviando perguntas e buscando respostas.

É um trabalho muito bonito, emocionante, mesmo. A partir do lançamento, que ocorreu em um programa de debates transmitido ao vivo, desde nosso estúdio em Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começou um movimento espontâneo das comunidades. Recebemos cartas, e-mails, telefonemas de pessoas querendo participar. Também houve ótima repercussão nas redes sociais.

redeGIFE– Como está sendo esse reposicionamento, para o público interno e externo?

Sirotsky – O Grupo RBS divulgou publicamente, junto com o lançamento da bandeira, seus compromissos com a educação. Esses compromissos, que devem ser seguidos por todos os veículos e empresas do grupo, abrangem a valorização da escola e dos profissionais do ensino, a visibilidade dos indicadores de qualidade da educação, além da mobilização da sociedade para participar do processo educacional, principalmente dos pais. Já os colaboradores da empresa são considerados multiplicadores da bandeira, eles são instrumentalizados com informações e também são estimulados a propor e a participar de iniciativas.

Os compromissos do Grupo RBS com a Educação são:
Divulgar temas relacionados ao ensino com foco prioritário no interesse dos estudantes;
Valorizar a escola como centro de saber e espaço para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos;
Dar visibilidade aos indicadores de qualidade da educação, especialmente às avaliações das escolas;
Defender a valorização dos profissionais do ensino;
Mobilizar a sociedade para participar ativamente no processo educacional, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da qualidade da aprendizagem;
Destacar e premiar iniciativas inovadoras e positivas de ensino, para que sirvam como referência de qualificação.

redeGIFE- Quais serão os próximos passos desse novo direcionamento?

Sirotsky- Estamos desenvolvendo e iniciando a implementação de processos e projetos que nos ajudem a focar o nosso investimento social. Esse é um trabalho que não para, tanto no relacionamento com a comunidade quanto internamente.

redeGIFE- Qual é o impacto que o senhor espera com essa bandeira?

Sirotsky – Nossa expectativa é que cada cidadão tenha a educação como uma urgência, que passe a exigir respostas, que fiscalize e contribua para a melhoria da escola onde seu filho estuda, que fiscalize os investimentos públicos na educação. Esperamos contribuir com o poder público, com as escolas, com os professores, com as famílias que têm filhos nas escolas, com os estudantes. As ações da bandeira serão desenvolvidas inicialmente nos dois Estados do Sul, mas nosso objetivo é nacional, queremos a bandeira chegue a todo o país.

Temos convicção que melhorar a educação que exige esforço de toda a sociedade e que os resultados são de longo prazo. Há também questões complexas, que provocam polêmica, porque as respostas não são fáceis. Mas todos nós temos de enfrentar esse desafio.

redeGIFE- Como a Fundação Mauricio Sirotsky está envolvida nesse processo?

Sirotsky – A Fundação Maurício Sirotsky contribui para a bandeira participando da definição dos conteúdos a serem abordados e no relacionamento mais direto com a comunidade escolar e com as entidades do terceiro setor interessadas em se engajar na campanha. Até o final do ano, a FMSS organizará eventos em escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com o objetivo de valorizar o ambiente escolar e divulgar iniciativas positivas.

A FMSS também é a responsável pela formatação do Prêmio Grupo RBS de Educação, que será lançado no início do ano letivo, em 2013. Esta será uma iniciativa permanente da RBS e da FMSS para identificar e premiar iniciativas que representem uma contribuição efetiva para a melhoria da qualidade da educação.

redeGIFE – Como essa bandeira reflete na linha editorial do Grupo?

Sirotsky – A bandeira conta com um pilar editorial que garante ampla visibilidade aos fatos relacionados à educação. Um comitê formato por jornalistas de todos os veículos da RBS é responsável por propor e executar reportagens que dialoguem com os temas da bandeira.

Além disso, o Comitê Editorial do Grupo RBS estabeleceu diretrizes específicas para as coberturas dos assuntos de educação, independentemente da duração da bandeira. Há uma série de considerações, mas a central é que o foco da cobertura deve dar prioridade aos interesses dos estudantes.

redeGIFE– Até que ponto a nova bandeira do Grupo poderá se envolver com movimentos sociais nacionais pela educação, como o Todos pela Educação, Campanha pela Educação, Juntos pela Educação etc?

Sirotsky – O Todos pela Educação é um grande parceiro desta bandeira. Queremos que outras entidades participem, se engajem, ajudem a bandeira. Há muitas iniciativas hoje na área de educação em todo o país. Acredito que a soma de esforços deve ser um de nossos objetivos. Como eu disse, esse é o espírito da bandeira, buscar a contribuição de cada um. Para dar uma ideia, toda a concepção da bandeira foi feita a partir de consultas com especialistas em educação.

As seis perguntas divulgadas na campanha publicitária foram formuladas com base em opiniões de uma equipe multidisciplinar sobre quais os temas relevantes que deveriam ser abordados. Da mesma forma, mais de 40 especialistas de todo o país foram convidados a responder a essas perguntas e suas respostas estão sendo publicadas nos anúncios em nossos jornais e podem ser lidas na íntegra no site da campanha.

redeGIFE- Já existem parceiros locais para a iniciativa?

Sirotsky – A bandeira não tem fins comerciais de nenhuma natureza. Então, as parcerias com empresa, por exemplo, têm de ser muito bem costuradas. Nessa primeira semana, recebemos dezenas de entidades, com as mais diferentes atuações, que querem de alguma forma participar. Essas iniciativas serão divulgadas ao longo das próximas semanas.

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