Nestlé lança programas no Norte do país

Por: GIFE| Notícias| 17/11/2008

A Nestlé está intensificando seu relacionamento com o consumidor da região Norte. Presente no local desde 1931 – quando foi criada a Filial Belém – e atualmente com atividades também no Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a empresa leva inicialmente a Belém dois de seus mais importantes projetos corporativos com a implementação do programa de vendas porta-a-porta “”Nestlé até Você”” e do “”Nutrir””, programa de responsabilidade social da Fundação Nestlé Brasil.

Comprometida com a inclusão das famílias de baixa renda no mercado de consumo, a Nestlé desenvolveu um modelo de negócio que facilita o acesso do consumidor de bairros periféricos aos seus produtos, de forma eficiente e econômica: são as vendas porta-a-porta, já implementadas com sucesso na periferia dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Neste sistema de distribuição, a Nestlé seleciona e capacita parceiros comerciais locais – denominados micro-distribuidores-, responsáveis pela distribuição dos produtos e pelo recrutamento de mulheres da própria comunidade que trabalham como revendedoras autônomas e garantem para suas famílias uma renda extra no final do mês.

Estas profissionais – muitas delas tendo a experiência de seu primeiro emprego – recebem treinamento específico fornecido pela Nestlé e reciclagem do aprendizado a cada três meses. Para dar início ao programa em Belém, o grupo de revendedoras circulará pelos bairros periféricos da cidade: Telégrafo, Acampamento, Pedreira, Sacramento, Santos Dumont, Val-De-Cans e Marambaia.

O programa deve atingir, inicialmente, cerca de 250 mil moradores de Belém, que passam a ter acesso na porta de casa a kits Nestlé compostos por cereais, lácteos, culinários, biscoitos, chocolates, nutrição infantil, cafés, achocolatados e iogurtes. Até o final do ano, à medida que o programa for se desenvolvendo, a expectativa da empresa é atuar em toda a área periférica da capital paraense.

Este primeiro passo da companhia ajudará a entender melhor o consumidor da região, seus hábitos de compra e consumo para, futuramente, responder às necessidades específicas deste público. Baseada no potencial local, a Nestlé faz planos para estender esta iniciativa a outros estados da região amazônica.

Programa Nutrir – Alinhada às suas diretrizes mundiais de responsabilidade social, com foco em Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural, a Nestlé também leva para a região Norte o Programa Nutrir que, por meio de cursos de capacitação para educadores, tem o objetivo de ajudar na prevenção da desnutrição e da obesidade em crianças e jovens de 5 a 14 anos em situação sócio-econômica desfavorável.

Em Belém, os cursos de capacitação aconteceram nos dias 22 e 23 de setembro. Foram ensinadas técnicas de como aproveitar melhor os alimentos e, ainda, dicas para abordar o tema “”Alimentação Saudável”” em sala de aula. No total, serão capacitados profissionais de 23 instituições sociais.

Realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Estadual de Assistência Social e Secretaria de Saúde do Estado, o Programa Nutrir contribui para a formação de uma geração de adultos conscientes no que diz respeito à alimentação e saúde. Atualmente, o programa já está implementado em 18 estados brasileiros e, desde sua criação em 1999, já beneficiou quase um milhão de crianças e jovens.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional