Net se associa à Rede GIFE

Por: GIFE| Notícias| 27/11/2009

A NET Serviços de Comunicação S.A, a maior empresa de multisserviços via cabo da América Latina e presente em 93 cidades brasileiras, é a mais nova organização a se associar à Rede GIFE de Investimento Social Privado.

A empresa, que possui um histórico de ações de voluntariado em todas as suas regionais, desde sua fundação (hoje são 15 mil), também possui ações sociais focadas nas premissas de Educomunicação, com os programas NET Educação (desce 2004) e o mais novo NET Comunidade, lançado na última semana. A organização também doa pontos de TV e Internet para instituições idôneas, chegando 2.000, desde 1998.

NET Educação (www.neteducacao.com.br)

Lançado com a proposta de ajudar na capacitação de professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas de todo o país, oferece ferramentas para auxiliar no planejamento das aulas. O portal foi premiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como a melhor iniciativa empresarial na categoria Comunicação e Informação.

“”O portal tem o objetivo de envolver não só o professor, mas também alunos, pais e comunidade””, explica a gerente de Responsabilidade Social da NET, Daniely Gomiero. “”Queremos proporcionar uma experiência nova e diferente para todos que fazem parte desse processo de ensino e aprendizado.””

Dentre os destaques do Portal, estão os canais: Professor Web, que responderá a dúvidas de todo o conteúdo online em até 24 horas; a TV na Escola, que utiliza a programação da NET para levar conteúdo educativo aos alunos; e os Planos de Aula, com sugestões do quê e como o professor pode abordar em sala de aula, divididas por temas comuns às grades. Além disso, há espaços com jogos, fóruns, entrevistas e dicas, entre muitos outros recursos.

NET Comunidade

Na última semana, a NET lançou em São Paulo o NET Comunidade, que vai oferecer a crianças, jovens e adultos oficinas de jornalismo, fotografia, mídias digitais e produção e linguagem audiovisual. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo, Instituto Asas e ONG Cidade Escola Aprendiz, e está instalado na Incubadora de Projetos Sociais, no bairro do Cambuci, em São Paulo.

“”O programa tem como objetivo incentivar o protagonismo da comunidade na transformação social, tendo como grande eixo de trabalho a Educomunicação””, explica Gomiero. “”Criamos condições para que todos possam se desenvolver como pessoas, profissionais e cidadãos.””

NET Comunidade é aberto a toda família. As oficinas são gratuitas e não há restrição de idade para participar. Além disso, o espaço é equipado com computadores com acesso à internet e equipamentos de áudio e vídeo, e conta com uma sala de cinema onde acontecerão análises críticas de filmes e documentários. “”A NET acredita que a iniciativa privada pode contribuir muito na integração do indivíduo com a família e a comunidade. Estimular essa convivência é uma das metas do nosso projeto””, destaca a gerente de Responsabilidade Social.

Um dos pilares do projeto é a oficina “”Repórter Comunidade””, que oferecerá aulas de jornalismo, fotografia, vídeo e mídias digitais. Os participantes receberão informações sobre técnicas de entrevista, redação de textos para TV e edição de vídeos. Os programas produzidos serão selecionados e veiculados pelo canal NET Cidade (canal 15 da NET em São Paulo).

A pauta sempre estará relacionada com a comunidade ou com prestação de serviços. “”Iremos envolver a comunidade em ações regionais, associadas ao bairro que sedia o NET Comunidade””, salienta a gerente de Responsabilidade Social da NET.

Outro destaque é a “”Agência Comunitária””, que funcionará como uma verdadeira agência de notícias a serviço do bairro. O conteúdo produzido será aproveitado para divulgar as ações desenvolvidas pelas comunidades, destacar casos pitorescos e personalidades da região.

“”A idéia é que os participantes explorem a riqueza da região, interajam com a comunidade, se aprofundem na história do bairro e colaborem com sugestões de melhorias””, explica Gomiero. “”Queremos realmente contribuir para a transformação social, utilizando o conteúdo da TV por assinatura, banda larga e telefonia como meios para esse fim.””

NET Comunidade vai contribuir para a formação profissional dos participantes, que também poderão se inscrever em processos seletivos da própria empresa (área técnica, atendimento etc.). Em São Paulo, o projeto está instalado dentro da Incubadora de Projetos Sociais, localizada na Rua Otto de Alencar, 270, no Cambuci.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional