Notícias destaque – agosto / 2014

Por: GIFE| Notícias| 28/08/2014

De dentro para dentro

Fábio Deboni, do Instituto Sabin, debruça-se sobre a área do investimento social no Brasil e traz um relato das vivências dos profissionais da área. São angústias e perspectivas sobre algumas crenças que permeiam o meio social; algumas nem sempre verdadeiras, outras com um longa caminhada pela frente, todas fazem parte da rotina dos profissionais do meio social.

Associados GIFE debatem experiências brasileiras em seminário sobre avaliação

Muitas vezes entendidos como “”necessidades de segunda ordem””, os processos e metodologias de avaliação merecem posição central no debate sobre investimento social e a estratégia da organização. Institutos e fundações debaterem, em evento no Rio de Janeiro, sobre a questão da avaliação social no Brasil. Em pauta, temoas como estudos avaliativos, tecnologias para mensuração e inteligência organizacional.

Curso debate Comunicação e marketing em organizações sociais

O que uma boa comunicação pode fazer pelo setor social? Fizemos essa e outras perguntas a Judi Cavalcante e Isamel Junior, responsáveis pelo curso de comunicação para OSCs do GIFE. Os dois trouxeram um panorama do que a comunicação, quando bem trabalhada, pode fazer pela imagem de uma ONG.

Estudo revela grau de conhecimento científico dos brasileiros

Ler uma bula, comparar o resultado de um exame de sangue e calcular a quantidade de combustível necessário para ir de um ponto a outro, são capacidades que apenas uma pessoa com letramento científico consegue realizar. Em pesquisa inédita, o Instituto Abramundo, que trabalha para o acesso da ciência às crianças, mostra que 64% da população é incapaz de realizar tais atividades. Saiba os efeitos e as causas deste cenário em entrevista com o presidente do instituto.

Eventos literários chamam a atenção para a importância de promover a cultura da leitura no Brasil

Conhecido como um país de poucos leitores, o Brasil hoje abriga diversos eventos literários na tentativa de reverter esse quadro, tendo como maior exemplo a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Na ampla pauta sobre educação trabalhada pelo terceiro setor, incentivo à leitura ocupa espaço nas prioridades de algumas organizações sociais. Veja o que algumas delas têm feito para melhorar o cenário da leitura no Brasil.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional